Lalur na hotelaria: entenda o que é, sua importância e como apurá-lo

O preenchimento do Lalur na hotelaria é apenas uma das escriturações obrigatórias do regime tributário do Lucro Real. É essencial entender como o documento funciona, para evitar erros e retrabalho na hora de realizar o envio da declaração.

A empresa que deixar de apresentar o livro, nos prazos fixados ou que o apresentar com inexatidões, incorreções ou omissões, fica sujeito a multas e outras penalidades. Quer entender melhor como o Lalu funciona? Continue a leitura!

 

O que é Lalur?

O Lalur é o Livro de Apuração do Lucro Real, documento de entrega obrigatória para as empresas que se enquadram no regime tributário Lucro Real. Essa escrituração contábil serve para identificar os tributos devidos pela organização.

Além disso, o Lalur é utilizado para fazer a apuração extracontábil do Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), os dois principais tributos recolhidos no Lucro Real.  

A entrega do Lalur à Receita Federal pode ser feita trimestral ou anual, com prazo final até o último dia do mês de junho do ano-calendário apurado. A pessoa jurídica obrigada que deixar de apresentar as informações no prazo estabelecido, será penalizada com multa de R$ 5 mil por mês-calendário ou fração.

É essencial fazer o preenchimento correto das informações, afinal, esse documento é responsável pelo cálculo do imposto de renda da pessoa jurídica. Qualquer erro pode prejudicar a credibilidade da empresa frente ao Fisco. 

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Como fazer a entrega do Lalur?

Para o preenchimento do Lalur, a empresa precisa ter conhecimento das demonstrações financeiras. Nesse caso, o fechamento de balanço depende dessa escrituração contábil, dividido em duas partes: 

Parte A: Nesse caso, o Lalur precisa ter os lançamentos do ajuste de lucro líquido do período de apuração, exceto adição, compensação e exclusão. É essencial que esse preenchimento seja efetuado em ordem cronológica. 

Parte B: São os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como prejuízos a compensar e depreciação acelerada incentivada. Ou seja, informações que não estão na escrituração comercial, mas podem influenciar o Lucro Real futuramente.  

Apesar de ter o termo "livro" no nome, o Lalur não é documento físico. Isso quer dizer que, com a criação do Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-LALUR), essa escrituração contábil passou a ser exclusivamente digital. 

 

Lalur na hotelaria: saiba mais 

Todas as pessoas jurídicas que realizam a apuração do IR por meio do Lucro Real, ou seja, os hotéis e pousadas sob esse regime precisam estar atentas à escrituração contábil. 

No entanto, o Lucro Real é considerado um dos regimes mais complexos do sistema tributário do País, principalmente devido à necessidade de declarar um volume maior de obrigações acessórias e gestão dos documentos para o preenchimento da escrituração. Por isso, o preenchimento correto da Lalur para hotelaria necessita de uma gestão contábil de qualidade. 

O Lalur é um das várias escriturações que o ramo hoteleiro precisa estar atento. Afinal, a gestão contábil é uma das principais funções da administração de um hotel, responsável por diversas questões tributárias — incluindo a escolha do regime tributário. 

Neste caso, o Lalur está atrelado ao Lucro Real, regime tributário cujo cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incide sob a base no lucro real da empresa (receitas - despesas).

O Lucro Real é um dos regimes mais complexos do sistema tributário brasileiro, sobretudo pela necessidade de apresentar informações importantes do sistema contábil e financeiro da empresa à Receita Federal. 

A contabilidade do setor financeiro do hotel necessita de atenção, pois há variedade de informações que precisam ser enviadas ao Fisco, desde prestação de serviços até vendas de comidas e bebidas no estabelecimento. 

Esse controle precisa ser ainda maior com o envio da Lalur na hotelaria e outras escriturações do Lucro Real, já que o controle nesse tipo de regime tributário é maior que os demais. No entanto, a tecnologia é uma aliada importante na hora de organizar a gestão contábil dos meios de hospedagem e de outras empresas. 

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Automação contábil com o Analize

O Lucro Real exige que a hotelaria tenha todas as receitas e despesas organizadas para realizar os cálculos. Para isso, o escritório de contabilidade que atua no setor hoteleiro pode contar com o Analize, ferramenta de gestão contábil em uma plataforma 100% em nuvem.

A plataforma tem design responsivo e  interface leve, o que permite a automatização de processos repetitivos e realiza processos da consolidação contábil com mais agilidade e precisão.

Entre as funcionalidades, o Analize oferece: 

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