Empreendedorismo e contabilidade: entenda essa relação

Entenda a relação entre empreendedorismo e contabilidade e como o conhecimento na área pode garantir o sucesso do seu negócio.

Existe um ditado popular que diz que todo brasileiro é um empreendedor por natureza. Afinal, quantas pessoas que você conhece já começaram um negócio que começou como uma lojinha familiar e, aos poucos, foi crescendo?

O que separa esses empreendedores dos que fecham as portas ainda no primeiro ano de operações é o conhecimento que eles têm da relação entre empreendedorismo e contabilidade

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) revelou que metade das empresas fecham suas portas com menos de 2 anos.

Dentre os motivos mais apontados, foi detectado que:

- 7% dessas empresas fecham por falta de lucro;

- 20% encerram o negócio por falta de capital;

- Quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

Ou seja, faltou conhecimento contábil para auxiliar na gestão financeira do negócio. Pois, por mais que a garra e força de vontade sejam indispensáveis, sua empresa pede que você tenha preparo, suporte e planejamento

E é justamente nesta parte que entra a contabilidade, atuando como uma ferramenta que vai fortalecer o negócio, fornecendo a estabilidade financeira tão necessária para o crescimento.

Quer entender mais sobre a relação entre empreendedorismo e contabilidade? Continue lendo.

 

Empreendedorismo e contabilidade: o que a contabilidade pode fazer pelo negócio?

Os relatórios contábeis são documentos que oferecem informações indispensáveis para que o negócio cresça seguro. Eles são uma espécie de registro com dados sobre custos, giro de capital, demonstrações contábeis, encargos e tributos.

Eles permitem, por exemplo, que você compare seus custos de produção com o lucro obtido sob o produto/serviço. Ajudam você a mapear o caminho que o dinheiro faz quando entra ou sai no negócio. E até oferece a visão necessária para saber quando é o melhor momento para expansão.

Não é à toa que um dos serviços mais procurados pelas empresas é o serviço contábil. De acordo com o SEBRAE, além de ser tão popular, também é considerado o segundo mais importante – ficando atrás apenas do conhecimento de mercado.

 

Qual é o papel do profissional contábil na empresa?

O profissional contábil é responsável por atividades que envolvem desde a estruturação contábil, o planejamento financeiro, além de medir o retorno do capital investido.

Além disso, se você ainda está começando o seu negócio, o contador também vai ter um papel na constituição da empresa, acompanhando você no registro na Junta Comercial ou no cartório civil e providenciando a regularização em órgãos como como Receita Federal, INSS e Prefeitura.

Esse profissional também ajuda você a ter uma real noção da viabilidade do negócio. Fornecendo ao empreendedor dados sobre o peso dos tributos no orçamento, os custos com aluguel e funcionários como eles devem ser embutidos no preço final.

É importante que o empreendedor veja a contabilidade pelo que ela é: uma ferramenta de gestão importante. Uma área que possibilita a projeção de resultados e o estabelecimento de metas.

- Leia também: Controller financeiro: entenda as funções e habilidades desse profissional

 

Obrigações fiscais e tributárias

Já reparou na quantidade de impostos que você paga por ano? Pois é, com uma lista tão grande, não ter uma agenda ou não preparar o seu caixa para pagá-los é um dos muitos erros que um contador pode ajudar a evitar.

Cabe a ele realizar uma boa gestão contábil, orientando e prepararando o cliente com um plano de contas a pagar. Além disso, também é responsabilidade do contador acompanhar e assessorar o empreendedor em relação às obrigações com o "Leão". Oferecendo a ele mais tempo para focar na administração do negócio.

 

Obrigações trabalhistas

Além de ser um dever como empregador, estar em dia com as obrigações trabalhistas vai te livrar de uma série de dores de cabeça. Para te ajudar, o contador cuida de atividades como:

-  O registro na carteira de trabalho de todos os funcionários;
- Recolhimento de FGTS 
- INSS.

 

Orientação sobre o que fazer com pró-labore e lucros

Outra questão que costuma ferir as finanças das empresas são as retiradas realizadas por sócios. Aqui, além de sabedoria e cautela, é necessário haver bastante clareza.

Afinal, são inúmeros os casos de sócios que brigam  por causa do valor ou frequência das retiradas. 

Seja transparente em relação à sua carga horária no empreendimento e converse com seu contador e sócios para chegar a um valor que seja justo para todos.

 

Diagnóstico financeiro

Ter um contador apto para traçar o seu diagnóstico financeiro ajuda evitar, por exemplo, que a empresa fique sem dinheiro para manter os estoques e remunerar funcionários.

O profissional contábil também pode facilitar o planejamento, fornecendo uma previsão dos custos, encargos financeiros e tributários. Outra recomendação é montar indicadores regulares para realizar o diagnóstico da empresa.

Além disso, com um contador, fica muito mais fácil estipular um preço final adequado para o produto. Sempre levando em conta os impostos embutidos no preço do produto, assim como os incidentes e a margem de contribuição esperada.

Em suma, a contabilidade norteia o empreendedor, indicando, por exemplo, quais custos estão elevados e o histórico do desempenho das contas.

Gostou de conhecer a relação entre empreendedorismo e contabilidade? Então aproveite para ler também em nosso blog o artigo: Contabilidade digital: como se preparar para essa realidade.

A Analize é um software para consolidação de demonstrações contábeis para você entrar na contabilidade digital de maneira profissional e confiante.

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda