O que são demonstrações contábeis, quais as principais e sua importância

Entenda quais são as principais demonstrações contábeis e como elas são fundamentais para a estratégia da sua empresa.

A contabilidade nada mais é do que um sistema de produção que recebe os eventos econômicos e financeiros da empresa. E, a partir deles, realiza o processamento e apresenta como resultado os relatórios contábeis.

Eles, por sua vez, servem como base para os usuários da contabilidade tomarem as suas decisões estratégicas. Por possuírem esse caráter, os relatórios contábeis também são conhecidos como informes contábeis.

Entre os relatórios contábeis emitidos, os mais importantes são aqueles denominados demonstrações financeiras, ou demonstrações contábeis. E é sobre eles que você vai aprender neste artigo. Vamos nessa?

Até o final do artigo, você terá as seguintes informações:

- O que são demonstrações contábeis?

- As principais demonstrações contábeis

- Como um software de gestão contábil pode te ajudar?

 

O que são demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis são relatórios cujo objetivo é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da empresa, seus fluxos de caixa e seu desempenho financeiro como um todo.

Ou seja, estas demonstrações financeiras oferecem aos gestores ou leitores interessados os resultados obtidos pela administração. É como se o documento contasse uma história, mostrando as causas e efeitos do uso de recursos pela gestão responsável.

Através das demonstrações contábeis é possível fornecer as seguintes informações sobre uma empresa:

- Ativo (bens e direitos);

- Passivo (obrigações);

- Patrimônio líquido;

- Receitas e despesas;

- Lucros obtidos;

- Fluxos de caixa.

E é por fornecer estas informações que dizemos que as demonstrações contábeis são a forma através da qual as empresas prestam conta de suas atividades e de seu patrimônio.

- Leia também: Gestão contábil: estratégias e dicas para um gerenciamento mais eficiente

 

As principais demonstrações contábeis

Dentre os tipos de demonstrações realizadas, podemos destacar algumas como principais. Vamos aprender mais sobre elas?

 

1. Balanço patrimonial

No balanço patrimonial são listados os itens ativos e passivos, além do patrimônio líquido da empresa em um determinado período. Aqui vale recapitular alguns conceitos.

Quando falamos:

- Bens e direitos, nos referimos aos ativos;

- Obrigações exigíveis, nos referimos aos passivos;

- Obrigações não exigíveis, nos referimos ao patrimônio líquido.

Por isso dizemos que o balanço patrimonial é uma das maneiras mais claras de observar a situação financeira de uma empresa. O que faz dele o relatório contábil mais importante de qualquer negócio.

A partir dele, é possível identificar se a empresa está ou não gerando lucros, se é o momento certo para investir, ou se é a hora de fechar as torneiras e conter os gastos. 

Logo, não é raro ver bons gestores considerando os resultados do balanço patrimonial ao analisar as finanças do negócio, elaborar o planejamento estratégico, compor o planejamento tributário, captar investidores e muito mais.

- Leia também: Exemplos de balanço patrimonial: 3 modelos do demonstrativo para sua empresa

 

2. Demonstração do resultado do exercício (DRE)

Como já vimos anteriormente aqui no blog, a demonstração do resultado do exercício, ou DRE, é um resumo das receitas, custos e despesas realizados em um período determinado.

Para chegar ao resultado da sua DRE, basta aplicar a seguinte fórmula:

Receita Bruta

- Deduções e abatimentos

= Receita Líquida

- CPV (custo de produtos vendidos) ou CMV  (custo de materiais)

= Lucro Bruto

- Despesas com vendas

- Despesas administrativas

- Despesas financeiras

= Resultado Antes IRPJ CSLL

- Provisões IRPJ E CSLL

= Provisões IRPJ E CSLL

Ao final destes cálculos você encontrará a demonstração do resultado, que pode ser tanto lucro quanto prejuízo.

Por mais que seja um cálculo longo, lembre-se de que, quanto mais detalhada a sua DRE for, melhores e mais estratégicas são as informações que você tira dela.

Para isso, é importante que você tenha um fluxo de caixa atualizado e os documentos sempre em ordem.

- Leia também: Modelo de DRE: veja a estrutura ideal desse demonstrativo contábil

 

3. Demonstração do valor adicionado (DVA)

Demonstração do valor adicionado, ou DVA, é um demonstrativo contábil usado para mostrar as riquezas acumuladas pela empresa em determinado período, e a forma como ela foi alocada nos setores envolvidos no processo.

Aqui é importante frisar que, quando falamos de riquezas no DVA, nos referimos à diferença de valores entre aquilo que a empresa produziu e os bens e serviços que ela utilizou nesse processo, que foram produzidos por terceiros.

Afinal, não podemos nos esquecer que, para exercer suas funções a empresa:

- Compra matéria prima;

- Contrata funcionários;

- Solicita crédito para instituições financeiras e mais.

E na contabilidade, tudo isso é medido em valores monetários. Pois, quando um produto ou serviço é oferecido, ele deve valer mais do que a soma dos custos envolvidos em sua produção/execução.

A DVA é obrigatória para empresas de capital aberto, as chamadas S.A. No entanto, mesmo que a sua empresa não seja obrigada a fazê-lo, é interessante acrescentar esse relatório à lista de to-do’s.

Isso porque ele é essencial para medir a eficiência da empresa na transformação de matéria em riqueza.

 

4. Demonstração de resultado abrangente (DRA)

demonstração de resultado abrangente, ou DRA, é o documento que demonstra uma alteração no patrimônio líquido de uma sociedade dentro do período analisado.

Essa alteração pode ser resultado de transações, e outras circunstâncias não originadas dos sócios. Incluindo as mudanças de patrimônio que não estão relacionadas aos investimentos dos sócios e distribuições de lucros.

Esse relatório tem como objetivo facilitar o entendimento do que é o patrimônio da empresa e o que é de seus sócios. Além disso, o DRA também é uma excelente forma de mostrar para os investidores a situação da empresa durante uma captação de recursos.

 

5. Demonstração dos fluxos de caixa indireto (DFC)

Demonstração dos fluxos de caixa indireto, ou DFC no método indireto, é o relatório contábil que informa a situação financeira da empresa em determinado período. Para isso, ela trata de forma detalhada toda a movimentação financeira daquele período.

Assim como a DRE, a demonstração dos fluxos de caixa é um demonstrativo dinâmico que precisa constar no seu balanço patrimonial.

Afinal, é através da DRE que você poderá identificar e analisar as origens e valores de entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) de um determinado período. Essas movimentações podem ser decorrentes de:

- Atividades operacionais;

- Atividades de investimento;

- Atividades de financiamento.

 

6. Notas explicativas

As notas explicativas fornecem informações adicionais sobre as situações que não puderam ser evidenciadas nas demais demonstrações financeiras. Mas que, ainda assim, são fundamentais para a análise e compreensão das demonstrações.

Elas são comumente adicionadas após as demonstrações contábeis, o que rendeu a estas notas explicativas o apelido de notas de rodapé.

- Leia também: Exemplos de notas explicativas: como facilitar o seu preenchimento

 

Como um software de gestão contábil pode te ajudar?

Agora que você já sabe mais sobre as demonstrações contábeis e seu papel na compreensão da saúde financeira e estratégia do negócio, tenho certeza de que você quer garantir números precisos e sempre à mão. Acertei?

Um software de gestão contábil, além de automatizar processos repetitivos, oferece para você ferramentas precisas de análise e gestão dos dados que alimentam estes demonstrativos. O que reduz erros, otimiza o tempo da equipe e mostra de forma intuitiva qual caminho o seu negócio deve seguir para operar sempre em lucro.

Entre no mundo da contabilidade digital e use seus dados de maneira mais profissional e confiante com o software para consolidação de demonstrações contábeis Analize.

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda