Balanço patrimonial: o que é, para que serve e como analisá-lo

Como anda o seu balanço patrimonial? Entenda porque você precisa cuidar deste relatório contábil e como um software de gestão pode te ajudar nesse processo.

Balanço patrimonial, ou balanço contábil, é uma demonstração contábil cujo principal objetivo é apresentar a situação contábil e financeira de uma empresa, dentro de um período específico.

E são justamente estas características que fazem com que este relatório financeiro seja tão importante para compreender e manter a saúde financeira do negócio.

Afinal, é neste relatório que o departamento de contabilidade deve listar todos os bens, recursos, direitos e investimentos que pertencem a empresa.

Então, se você ainda não compreende muito bem o tema, continue a leitura. Neste texto você vai aprender:

- O que é e para que serve o balanço patrimonial

- Quais dados compõem esse relatório

- Quando deve ser feito o balanço patrimonial

- Como deve ser feito o balanço patrimonial

- Como um software de gestão contábil pode ajudar

 

O que é e para que serve o balanço patrimonial?

Como vimos anteriormente, o balanço patrimonial reúne todos os registros contábeis, permitindo que você utilize essas informações para uma tomada de decisões mais estratégica.

Através dele também é possível organizar e classificar suas informações em blocos, facilitando a compreensão e análise dos dados pela gestão.

Além disso, um bom balanço patrimonial permite que você:

- Seja capaz de analisar e compreender os padrões financeiros do negócio;

- Entenda o caminho que os recursos financeiros percorrem dentro da empresa;

- Tenha uma visão clara da fonte dos recursos da empresa;

- Consiga elaborar um planejamento estratégico preciso ao acompanhar e compreender a evolução do negócio;

- Elabore um bom planejamento tributário;

- Tome decisões cada vez melhores e mais estratégicas para a saúde financeira do negócio;

- Reúna informações financeiras indispensáveis na captação de recursos e stakeholders.

Lendo essa lista, você reparou em algum ponto de melhoria para a contabilidade da sua empresa? Continue a leitura para entender como o balanço patrimonial pode contribuir.

- Leia também: Exemplos de balanço patrimonial: 3 modelos do demonstrativo para sua empresa

 

Quais dados compõem esse relatório?

Agora chegou a hora de você compreender o que os ativos e passivos patrimoniais representam para este relatório contábil.

O balanço patrimonial é composto por 3 informações do negócio, são elas:

- Os ativos;

- Os passivos;

- O patrimônio líquido;

No seu balanço, a coluna da esquerda deve ser utilizada para os ativos. Enquanto o lado direito é reservado para os passivos da empresa. Para que o seu balanço feche em uma situação de equilíbrio, o montante de ativos deve ser igual ao de passivos.

Para encontrar o resultado, usamos a fórmula: 

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

Balanço Patrimonial: Tabela de ativos, passivos e patrimônio líquido

1. Ativos

Toda empresa possui uma série de ativos, como o dinheiro em caixa, terrenos, instalações, móveis, ações de outras empresas, dinheiro a receber, dinheiro no banco, estoque, patentes, veículos, etc.

Agora, considerando esta lista extensiva de ativos vem a dúvida: como organizar estes bens e direitos dentro do balanço patrimonial?

Seus bens e direitos devem ser organizados de acordo com a liquidez. Dessa forma para facilitar a sua análise. Então, na hora de organizar o seu balanço patrimonial, lembre-se de priorizar as informações de acordo com a sua situação de liquidez. 

Ou seja, coloque primeiro aquelas que se transformam em dinheiro mais rapidamente, sem perda significativa do valor.

 

2. Passivos

O passivo deve seguir o mesmo raciocínio do ativo. A diferença é que, em vez de olharmos para a liquidez, nos orientamos pela data de vencimento das obrigações exigíveis.

No caso de obrigações cujo vencimento acontece a curto prazo, elas farão parte do passivo circulante. Já em casos em que o vencimento dessas obrigações exigíveis for a longo prazo, farão parte do passivo não circulante.
 

3. Patrimônio líquido (PL)

O patrimônio líquido (PL) é formado por obrigações não exigíveis. Ele aparece representado na parte final, na coluna da direita do nosso balanço patrimonial.

- Saiba mais em: Balanço patrimonial ativo e passivo: principais características e diferença

 

Quando deve ser feito o balanço patrimonial?

Normalmente, o balanço patrimonial é elaborado a cada 12 meses. No entanto, nada impede que você gere novos balanços em menos tempo, caso deseje ou precise.

No entanto, é importante lembrar que o artigo 176 da Lei 6.404/76 prevê que:

“ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

        I - balanço patrimonial;

        II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

        III - demonstração do resultado do exercício; e

        IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

        V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)”.

- Saiba mais em: Qual é a validade do balanço patrimonial?

 

Como um software de gestão contábil pode ajudar no balanço patrimonial?

O balanço patrimonial possui o importante papel de ajudar você a ir além dos resultados positivos e negativos do negócio. A partir dele, é possível estudar a utilização de todos os seus recursos.

Seja o mapeamento de produtos disponíveis para venda em estoque ou vencimento de empréstimos, com esse relatório contábil você consegue analisar os caminhos que o dinheiro percorre dentro da sua empresa.

Para que o balanço patrimonial consiga desempenhar seu papel estratégico corretamente, ele precisa ser continuamente atualizado e alimentado com informações precisas e documentadas.

No entanto, o que vemos atualmente é um grande número de empresas que negligenciam esta atividade. Seja por falta de tempo ou pela falta de suporte de ferramentas adequadas.

E é justamente aí que entram os softwares de gestão contábil. O Analize é um software para consolidação de demonstrações contábeis que se destaca pela qualidade das soluções oferecidas, otimizando o seu processo de registro e atualização das informações contábeis, e automatizando tarefas repetitivas.

Ou seja, seu time de especialistas se livra das tarefas enfadonhas para se dedicar ao que faz melhor: análises estratégicas valiosas para o crescimento do negócio.

Consolide a sua contabilidade e ofereça mais segurança aos seus dados em uma plataforma 100% em nuvem que facilita o controle e organização da sua gestão contábil. Entre em contato e saiba mais!

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda