DRE na contabilidade: entenda o que é a Demonstração do Resultado de Exercício e como melhor analisá-la

Você sabe qual é o papel da Demonstração do Resultado do Exercício, a DRE na contabilidade? Confira aqui tudo sobre esse demonstrativo contábil!

A Demonstração do Resultado de Exercício, mais conhecida como DRE, é um documento que demonstra se a sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período de tempo.

Para chegar ao veredito final, ela leva em consideração uma série de fatores, como faturamento, receita bruta, custo de produção das mercadorias, rendimentos de aplicações, despesas e impostos.

Este documento é feito juntamente com o Balanço Patrimonial, e deve ser assinado por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade)

Com a exceção do MEI, a lei obriga que todas as empresas elaborem a sua DRE anualmente — sempre após o encerramento do ano-calendário (período entre janeiro e dezembro de um mesmo ano).

No entanto, é importante ressaltar que o papel deste demonstrativo contábil vai muito além de apenas estar em dia com as obrigações contábeis e fiscais. Afinal ele possui um imenso valor estratégico para a sua empresa.

- Quer entender melhor sobre a DRE? Continue a leitura e confira: 

- O que é e para que serve a DRE na contabilidade?

- Mas o que você pode fazer com estas informações?

- Como fazer a sua Demonstração de Resultado do Exercício?

- DRE na contabilidade: como um software de gestão contábil pode ajudar?

- Conte com a Analize!

 

O que é e para que serve a DRE na contabilidade?

Como falamos anteriormente, a DRE é um relatório contábil  que reúne todas as informações financeiras e fiscais da empresa. É a partir dele que conseguimos identificar, se durante o período analisado, o negócio obteve lucro líquido ou prejuízo do exercício.

 

Mas o que você pode fazer com estas informações?

Primeiramente, se você quer que sua empresa cresça e prospere, seu primeiro passo é garantir que ela opere sempre (ou pelo menos na maior parte do tempo) com lucro. E, por mais trabalhoso que seja tomar conta de tudo, fechar os olhos para a contabilidade e torcer pelo melhor não é o bastante.

Além disso, conhecer bem os seus números é fundamental para encontrar possíveis erros na sua estratégia, auxiliando na tomada de decisões dos gestores.

Por exemplo, imagine que você tem um produto campeão de vendas. É só ele bater no estoque que seus clientes vão correndo até a sua loja para comprar mais. Ainda assim, ao fazer as contas, você fecha no vermelho.

Por se tratar de uma análise mais completa, a DRE permite que você veja lado a lado o lucro obtido nas vendas e os custos e despesas que envolvem a produção e distribuição. Evidenciando, por exemplo, uma possível necessidade de reajuste de preços ou de troca de fornecedores.

Quer mais um motivo para prestar atenção na DRE? Eu te dou dois! Imagine que você decidiu que é hora de abraçar de vez o e-commerce. Para isso, você precisa de um bom site, divulgação, mais produtos no estoque e uma série de coisas que necessitam investimento.

Na hora de conversar com o banco, você vai ver que conhecer bem a sua Demonstração de Resultado vai fazer toda a diferença. Afinal, qualquer instituição financeira vai querer uma prova de que o dinheiro emprestado vai retornar.

E, ao apresentar bons resultados e conhecimento sobre as finanças do negócio, você mostra que encara aquela atividade com seriedade. E não é apenas mais um aventureiro tentando a sorte.

Além disso, para muitas empresas, o próximo passo pode ser fazer uma sociedade. E, se você deseja atrair bons sócios, precisa provar que seu negócio tem futuro. Informações que você consegue com uma boa análise da Demonstração de Resultado do Exercício.

 

Como fazer a sua Demonstração de Resultado do Exercício?

Antes de colocar a mão na massa, separe todos os dados e documentos que você vai precisar para fazer a sua DRE.

A estrutura deste relatório é estipulada pela Lei n° 11.638/07 e pede que os cálculos sejam feitos da seguinte forma:

Receita Bruta

- Deduções e abatimentos

= Receita Líquida

- CPV (custo de produtos vendidos) ou CMV  (custo de materiais)

= Lucro Bruto

- Despesas com vendas

- Despesas administrativas

- Despesas financeiras

= Resultado Antes IRPJ CSLL

- Provisões IRPJ E CSLL

= Provisões IRPJ E CSLL

Por mais que seja um cálculo longo, lembre-se de que, quanto mais detalhada a sua DRE for, melhores e mais estratégicas são as informações que você tira dela.

Para isso, é importante que você tenha um fluxo de caixa atualizado e os documentos sempre em ordem.

- Leia também: Modelo de DRE: veja a estrutura ideal desse demonstrativo contábil

Banner para contato Analize

 

DRE na contabilidade: como um software de gestão contábil pode ajudar?

Como você já deve ter percebido, a DRE reúne diferentes números e informações. Ou seja, a combinação e processamento correto destes dados permite que você realize uma série de análises.

Mas, se a sua equipe é limitada, ou se o volume de tarefas não tem permitido que você preste atenção a estes dados, é hora de investir em uma boa ferramenta.

O Analize é um software de gestão contábil que conta com diversas funcionalidades voltadas especificamente para para análise e acompanhamento de demonstrações. 

Dentre as principais ferramentas, podemos citar:

 

1. Dashboard com gráficos de indicadores financeiros

Painéis com gráficos indicadores de performance financeira integrados com as demonstrações individuais, consolidadas, contábeis ou gerenciais.

 

2. Demonstrações consolidadas - CPC 36

Ferramenta que permite ao usuário consolidar demonstrações financeiras/contábeis de uma controladora de acordo com a CPC 36, ainda que suas controladas tenham diferentes planos de contas, bancos de dados, sistemas contábeis ou setores de atuação.

 

3. Demonstrações contábeis individuais 

Formulário de demonstração já no padrão dos relatórios de auditoria.

 

4. Demonstrações combinadas - CPC 44

Recurso de aglutinação de demonstrações individuais parametrizado de acordo com a necessidade do cliente para atendimento ao CPC 44 ou formação de clusters para análises de região, setor de atuação ou nicho.

 

5. Demonstrações Gerenciais

Recurso que permite visualizar a consolidação proporcional de uma controladora e suas controladas.

Além disso, todos os módulos são totalmente personalizáveis. Ou seja, você pode cadastrar os modelos e práticas adotadas na sua empresa, adaptando o software às suas necessidades de gestão contábil.

 

Conte com a Analize!

Quer saber como o Analize se encaixa nas necessidades do seu negócio? Clique aqui e converse com a nossa equipe.

- Leia também: DRE consolidado: conheça os benefícios para as empresas e como otimizá-lo

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda