Balanço patrimonial ativo e passivo: principais características e diferenças

Saiba quais as principais características e diferenças entre o balanço patrimonial ativo e passivo! Entenda em detalhes esse demonstrativo contábil.

Não é novidade que, para que um empreendimento tenha sucesso, é fundamental investir em uma boa administração financeira, o que inclui o gerenciamento correto do balanço patrimonial. Mas o que isso significa?

O balanço patrimonial, também chamado de balanço contábil, é um indicador da situação econômico-financeira de uma empresa. Para que a análise desse cenário seja feita, é necessário avaliar todos os bens, direitos e obrigações do empreendimento.

Essas considerações são feitas depois que o balanço patrimonial ativo e passivo forem examinados. A partir de agora, veja as características de cada tipo de balanço e entenda as diferenças entre eles.

Até o final do artigo, confira em detalhes: 

- O que é balanço patrimonial?

- Balanço patrimonial ativo

- Balanço patrimonial passivo

- A importância do balanço patrimonial ativo e passivo

- Aproveite os benefícios da automação contábil na elaboração de balanços

 

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil muito importante para a gestão de uma empresa. Através dele, é possível analisar, quantitativa e qualitativamente, a posição financeira e patrimonial do negócio.

Para que se tenha uma visão clara da situação financeira e uma projeção mais concreta dos planos futuros, a verificação desse desempenho é feita em um determinado período, que, geralmente, é de 12 meses. 

Algumas pessoas confundem o balanço patrimonial com o balancete, mas, na verdade, eles são tipos de pareceres feitos com objetivos diferentes. O balancete é uma ferramenta interna de monitoramento estratégico, podendo ser remodelado sempre que for necessário. 

Enquanto isso, o balanço patrimonial é um demonstrativo obrigatório, apresentado anualmente nas avaliações de desempenho da empresa. Ele é um relatório final e, por isso, não pode ser modificado. 

Por ser um documento bem preciso, muitas instituições financeiras utilizam o balanço patrimonial para a análise de concessão de crédito. 

Para observar as informações, são levados em conta dois tipos de registro: o balanço patrimonial ativo e passivo. Veja, a seguir, as características e funções de cada um.

- Leia também: Exemplos de balanço patrimonial: 3 modelos do demonstrativo para sua empresa


 

Balanço patrimonial ativo

O ativo no balanço patrimonial de uma empresa se refere a todos os recursos, direitos, bens e quantias a receber. Ele engloba veículos, imóveis, terrenos, maquinários, dinheiro em caixa, estoque de mercadorias e todos os direitos previamente adquiridos.  

A organização do balanço patrimonial ativo é feito de acordo com a liquidez de cada elemento. Os valores convertidos em dinheiro em menos de um ano são chamados de ativos circulantes. Como exemplo, estão os estoques que podem ser vendidos, os investimentos disponíveis para resgate em contas bancárias e o saldo em caixa. 

Os ativos não circulantes, por sua vez, são aqueles que demoram mais de um ano para ficarem à disposição da empresa: aplicações a longo prazo, veículos, máquinas, imóveis e bens intangíveis, como direitos autorais e patentes.

- Leia também: 4 índices de liquidez que a sua empresa deve acompanhar

 

Balanço patrimonial passivo

Os passivos de uma empresa são as despesas e os montantes a serem gastos com pagamentos de fornecedores, funcionários, prestadores de serviço e órgãos governamentais, esse último pago através de impostos. 

Dentro do balanço patrimonial passivo, entram gastos com aquisição de matéria-prima e diversos tipos de pagamentos recorrentes, como aluguel, internet, luz, telefone e água, obrigações trabalhistas e fiscais. 

Os salários dos fornecedores, a quitação de empréstimos e financiamentos, o acerto de contas relativo a impostos federais, estaduais e municipais também fazem parte desse balanço. Todo passivo é, portanto, referente a dívidas e obrigações de pagamento. 

Ele deve ser registrado independentemente do prazo, mas, da mesma forma que o ativo patrimonial, o passivo pode ser classificado de duas maneiras: passivo circulante e passivo não circulante.

Como exemplo de passivos circulantes, que são as despesas com vencimento inferior a um ano, podemos citar os pagamentos de fornecedores de matéria-prima e as contas mensais. 

As expensas que só serão quitadas após um ano compõem o passivo não circulante. Elas podem ser relacionadas a financiamentos a longo prazo e provisão de processos judiciais.

 

A importância do balanço patrimonial ativo e passivo

Como mostramos até aqui, a diferença entre o ativo e o passivo está no fluxo monetário do negócio. Enquanto o balanço patrimonial ativo é uma forma de representar os lucros, o passivo exibe um demonstrativo das saídas de dinheiro. 

Apesar de serem conceitos opostos, eles são complementares para um sistema contábil eficiente, pois são fundamentais para a definição do chamado patrimônio líquido da empresa. 

O patrimônio líquido é a diferença do valor total dos ativos e dos passivos. Essa quantia é um dos principais indicadores da segurança financeira da empresa e, por isso, é um valor muito observado pelos investidores. 

O resultado varia de acordo com a empresa e com o segmento e, por isso, não há uma medida ideal para o patrimônio líquido, mas quanto maior ele for, mais dinheiro o empreendimento detém.

A avaliação do balanço patrimonial ativo e passivo auxilia não só quem tem interesse em fazer investimento, como também a própria empresa.

Os resultados ajudam a evidenciar padrões financeiros e identificar as principais fontes de recurso do negócio. Através desses dados, é possível consolidar os balanços, estabelecer um plano de contas coerente e traçar estratégias mais assertivas.

- Leia também: Análise de balanço patrimonial: importância e metodologia

 

Aproveite os benefícios da automação contábil na elaboração de balanços

Uma forma eficaz de otimizar esses processos é através da utilização de um software de gestão contábil. Os softwares são ferramentas utilizadas na contabilidade digital para mapear todas as transações, de forma que o sistema seja constantemente atualizado.

O Analize oferece soluções rápidas, atualizando tarefas repetitivas e agilizando a conclusão das demandas, de uma forma super segura. Clique abaixo e conheça todas as funcionalidades do software.

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda