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                  Como otimizar a consolidação de balanços na sua empresa?

                  A consolidação de balanços é composta pelo conjunto de demonstrações contábeis de uma empresa e suas respectivas afiliadas. Através dessas consolidações, gestores podem monitorar a saúde financeira e o status patrimonial do grupo inteiro, em vez de apenas uma empresa.

                  A consolidação contábil é resultado da aglutinação das demonstrações contábeis de duas ou mais empresas que pertencem a um mesmo órgão controlador.

                  É importante lembrar que tanto a controladora quanto as suas controladas podem operar como empresas separadas. Tanto que cada uma dessas entidades deve apresentar suas próprias demonstrações financeiras. Ainda assim, as controladoras são vistas como entidades econômicas.

                  E, nesse sentido, realizar uma boa consolidação contábil permite que investidores, acionistas reguladores e clientes analisem de forma completa a posição do grupo empresarial.

                  No entanto, por mais que a sua execução seja tão benéfica, muitos gestores ainda sofrem ao encarar os desafios de executar com agilidade uma boa consolidação de balanços. 

                  Neste artigo, além de citar alguns benefícios da prática, vamos dar 5 dicas para você otimizar a sua consolidação de balanços, sem sofrimento! Acompanhe.


                  Como a consolidação de balanços contribui para a empresa?

                  Primeiramente, é importante entender que as demonstrações contábeis são documentos responsáveis por reunir e fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da empresa. Para isso, ela oferece insights sobre o fluxo de caixa, balanço patrimonial e desempenho econômico como um todo.

                  Resumidamente, podemos dizer que elas oferecem aos gestores ou leitores interessados os resultados obtidos pela administração de recursos do negócio.

                  Através das demonstrações contábeis é possível conhecer as seguintes informações sobre uma empresa:

                  • Ativo (bens e direitos);
                  • Passivo (obrigações);
                  • Patrimônio líquido;
                  • Receitas e despesas;
                  • Lucros obtidos;
                  • Fluxos de caixa.

                  Agora imagine que uma empresa controladora possui 10 empresas controladas e quer saber, se, somando o desempenho de todas as controladas, como o grupo performou financeiramente. 

                  Para isso, os gestores da controladora devem recorrer à consolidação de balanços. Pois, a partir dela, é possível:

                  • Delinear um cenário detalhado da situação econômica de todo grupo empresarial.
                  • Facilitar a implementação de estratégias e ações corretivas em setores prejudicados e menos produtivos e oferecer.
                  • Oferecer para avaliadores e investidores em potencial uma visão mais assertiva e segura do ROI do grupo.

                  Ou seja, a consolidação de balanços permite que você reúna em um documento os resultados das operações e a posição financeira do negócio.


                  Isso oferece uma visão mais completa do que inúmeros balanços isolados de cada empresa. Para que, em vez de se perder em um mar de planilhas, você possa analisar seus resultados e fazer comparações com mais facilidade.

                  • Leia também: CPCs de contabilidade: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

                  Quem precisa fazer a consolidação de balanços?

                  A consolidação de balanço patrimonial é uma obrigação contábil para todas as controladoras que possuem duas empresas ou mais. No entanto, é importante frisar que essa exigência não é válida para negócios de capital aberto.

                  3 dicas para otimizar a consolidação de balanços na empresa

                  Os maiores desafios para a consolidação de balanços é a falta de tempo, conhecimento e de ferramentas adequadas para lidar com esta tarefa. No entanto, pequenas mudanças podem ajudar você a agilizá-la. Confira aqui as 5 principais.

                  1. Organize seus dados em uma plataforma online segura

                  A dificuldade na comunicação e acesso aos dados contábeis é um dos principais fatores que faz com que a consolidação seja tão trabalhosa e leve tanto tempo. Imagine o tempo que uma equipe pode gastar coletando dados de grupos com dez ou mais empresas?

                  Por isso, é importante investir em uma ferramenta que disponibilize o armazenamento de informações em nuvem. Além de garantir a segurança das informações, isso também facilita a vida dos profissionais responsáveis pela consolidação dos balanços.

                  Além disso, um bom ERP permite que você construa uma base de dados com o registro de movimentações da organização, o que possibilita que a sua equipe faça análises comparativas que facilitem a compreensão de sócios, gestores e interessados do crescimento financeiro e patrimonial do negócio.

                  2. Invista na capacitação da sua equipe

                  Você só conseguirá oferecer o melhor para a sua empresa se contar com os melhores profissionais do mercado. E isso vai além da etapa de contratação! 

                  Incentive internamente e desenvolva ciclos de capacitação para oferecer aos seus colaboradores a oportunidade de conhecer as novas tecnologias desenvolvidas para o setor.

                  3. Invista em um software de gestão contábil

                  Com tantas informações, quando feita de forma manual ou com ferramentas inadequadas, a consolidação está suscetível à divergência de informações e falhas humanas. 

                  Coisas que, à primeira vista podem parecer meros detalhes, mas que podem afetar tomadores de decisão e prejudicar o negócio em situações de venda de capital, recebimento de investimentos e condições para financiamento.

                  Além disso, o volume de tarefas transforma a rotina dos seus funcionários em algo maçante e impede que eles desempenhem um papel analítico. Afinal, passam a maior parte do tempo realizando tarefas repetitivas.

                  O Analize automatiza seus processos repetitivos, auxilia na consolidação de demonstrações contábeis com equivalência patrimonial e eliminações automáticas, oferecendo para a sua equipe dados e tempo de qualidade para análises mais assertivas.

                  Com uma plataforma 100% online e design responsivo, o sistema permite que você acesse seus dados usando seu desktop ou dispositivos móveis, sem abrir mão da segurança de dados, é claro.

                  Faça como centenas de empresas e entre para o mundo da contabilidade digital com o melhor sistema do mercado.

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