A estabilidade de uma empresa é muitas vezes avaliada pela habilidade de satisfazer seus compromissos de curto prazo, algo muito importante para assegurar operações contínuas e estáveis. É nesse contexto que os índices de liquidez desempenham um papel fundamental na análise financeira.
Neste post do blog, vamos falar tudo sobre esse assunto. Continue a leitura e confira:
- O que são os índices de liquidez?
- Para que servem os índices de liquidez?
- Quanto maior a liquidez melhor?
- Índices de liquidez e Balanço Patrimonial: qual é a relação entre eles?
- Quais são os índices que medem o nível de liquidez de uma empresa?
- Consolidação contábil em até 3 minutos: conheça o Analize!
Os índices de liquidez são cálculos que fornecem informações sobre a capacidade de uma companhia cumprir com seus compromissos financeiros. A interpretação deles está ligada à perspectiva de sustentabilidade do negócio.
Eles servem como um reflexo da saúde financeira da empresa, permitindo analisar a interação entre receitas, patrimônio e obrigações a curto, médio e longo prazo.
Os índices de liquidez têm algumas finalidades específicas, como:
- Analisar a possibilidade de redução dos custos;
- Avaliar o potencial de atraso nos pagamentos para outras empresas ou pessoas;
- Considerar a possibilidade de vender parte dos ativos para cumprir com as despesas ou ponderar se seria necessário pegar empréstimos;
- Determinar o capital necessário para dar continuidade às operações, como o preparo do estoque para períodos de alta demanda;
- Verificar a flexibilidade financeira para manter suas operações enquanto busca aumentar a receita.
Quanto maior, melhor é para o negócio. Empresas com níveis altos de liquidez têm mais recursos do que despesas, ou seja, conseguem pagar as contas com mais folga. Oferecem menos riscos, pois possuem mais chances de se manterem no mercado.
Já as companhias com baixa liquidez são o contrário. Elas se apertam muito para fazer os pagamentos. Além disso, oferecem mais riscos, porque podem não ter recursos financeiros suficientes para continuarem ativas.
- Leia também: Risco de liquidez: entenda por que você não deve ignorá-lo
Os índices de liquidez precisam ser calculados a partir de informações que constam no Balanço Patrimonial. Os dados que os contadores devem ter em mãos são sobre os ativos, passivos e o patrimônio líquido. Veja quais você deve utilizar:
- Leia também: Exemplos de balanço patrimonial: 3 modelos do demonstrativo para sua empresa
Os principais índices financeiros de liquidez são: corrente (ou comum), seca, imediata e geral. Entenda em detalhes abaixo:
Esse índice pretende olhar se a empresa tem condições de pagar as dívidas em um período curto.
Como calcular o LC? Ativo circulante dividido pelo passivo circulante.
É bem parecido com a liquidez corrente, mas existe apenas uma diferença: deve excluir o estoque da conta. Também serve para verificar se a companhia tem condições de pagar as suas dívidas em um período curto.
Como calcular o LS? Ativo circulante menos o estoque. Depois, dividida pelo passivo circulante.
Se a empresa tiver algum imprevisto financeiro, ela está preparada? Conseguiria pagar os compromissos sem precisar recorrer aos empréstimos? É isso que esse índice pretende verificar: qual é o valor disponível no curto prazo. Então, ele vai olhar com cuidado o dinheiro na conta do banco, em investimentos e no caixa.
Como calcular a LI? Valor disponível dividido pelo passivo circulante.
Esse último índice busca entender como está a capacidade financeira da empresa em um período de tempo um pouco maior: no médio e longo prazo.
Como calcular a LG? Ativo circulante mais o realizável a longo prazo. Depois, divida-o pelo somatório do passivo circulante + passivo não circulante.
Em cada um desses índices, você vai ter que verificar o seguinte:
- Se o resultado da conta está maior do que 1: significa que o negócio tem um alto nível de liquidez (consegue pagar as contas e sobra);
- Se o resultado da conta está igual a 1: tudo o que a empresa arrecada vai para o pagamento de despesas;
- Se o resultado da conta está menor do que 1: a empresa não consegue pagar as dívidas daquele período.
Não perca mais tempo com planilhas. Com o Analize, você pode colocar diversos dados contábeis em um único lugar!
Conte com um software de gestão contábil 100% na nuvem e com diversos recursos disponíveis, como: Conversão de Demonstrações Contábeis, Demonstrações Consolidadas, Demonstrações Combinadas e Individuais, configuração de notas explicativas e muito mais!
Digite a senha para acessar!