https://materiais.analize.com.br/consolidacao-de-10-empresas-em-3-minutosPara tomar boas decisões, os sócios devem estar munidos de informações sobre a situação financeira do negócio. A saúde financeira e o real lucro, por exemplo, são pontos que devem ser examinados com muita cautela. É justamente disso que a DRA esclarece.
Se compreender os lucros do seu empreendimento ainda é um desafio para você, continue a leitura. Nesse texto vamos explicar:
O que é a Demonstração do Resultado Abrangente;
Como é feita a Demonstração do Resultado Abrangente;
O que deve constar na DRA.
De acordo com o Financial Accounting Standards Board (FASB), é considerado resultado abrangente uma alteração no patrimônio líquido de uma sociedade durante um determinado período. Sendo esse resultado decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios.
Isso inclui todas as mudanças no patrimônio durante o período, exceto aquelas resultantes de investimentos dos sócios e distribuições aos sócios.
Logo, a Demonstração do Resultado Abrangente é uma ferramenta de análise gerencial dos ganhos e perdas que uma empresa tem ao longo do ano. Seu objetivo é informar o que é patrimônio da empresa e o capital dos sócios, facilitando o entendimento e diferenciação para investidores em potencial.
Apesar de não ser prevista pela Lei nº 6.404/76, a Demonstração do Resultado Abrangente tornou-se exigível a partir da edição da Resolução CFC nº 1.185/09, do Conselho Federal de Contabilidade, alterada pela Resolução CFC n.º 1.376/11, que definiu o conjunto completo de demonstrações contábeis na NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, NBC TG 26 (R5), de 24/11/2017.
Ou seja, a DRA faz parte das Normas Internacionais da Contabilidade e deve ser realizada pensando nos clientes externos destes dados. Afinal, esse demonstrativo contábil deve oferecer para acionistas e investidores em potencial uma visão clara da situação da empresa.
Logo, sua Demonstração de Resultado Abrangente deve apresentar os ajustes efetuados no Patrimônio Líquido como se fosse um lucro da empresa.
Por exemplo, a conta de Ajuste da Avaliação Patrimonial, registra as modificações de ativos e passivos a valor justo, que não entram na DRE, mas devem ser evidenciados na DRA, a fim de apresentar o lucro o mais próximo da realidade econômica da empresa.
Como já foi mencionado anteriormente, a DRA é usada na apuração dos ganhos e perdas, além de outras mutações que afetam o patrimônio líquido da empresa.
Por isso, é importante ter em mente que esse relatório deve trazer pontos que não são abordados na Demonstração do Resultado de Exercício. Afinal, a DRA é a soma do resultado líquido constante na DRE com os outros fatores abrangentes, excluindo apenas aqueles que derivam de transações com os sócios.
Desse modo, a distribuição de lucros e o aumento ou devolução de capital não fazem parte deste relatório contábil.
Apesar de a DRA ser feita separadamente à DRE, em alguns casos ela pode ser elaborada como parte da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).
Ao elaborar a DRA, tenha em mente que nem todos que consumirão esse conteúdo necessariamente entendem de contabilidade. Organize seus dados de forma clara e concisa, tendo em mente seu público alvo.
De acordo com o CPC 26 aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade, a demonstração do resultado abrangente deve incluir:
Já o resultado abrangente total inclui:
Vale frisar que a entidade deve divulgar em notas explicativas os ajustes de reclassificação relativos aos componentes dos outros resultados abrangentes.
Se a sua equipe é limitada, ou se o volume de tarefas não tem permitido que você preste atenção a estes dados, é hora de investir em uma boa ferramenta.
O Analize é um software de gestão contábil que conta com diversas funcionalidades voltadas especificamente para análise e acompanhamento de demonstrações.
Dentre as principais ferramentas, podemos citar:
Painéis com gráficos indicadores de performance financeira integrados com as demonstrações individuais, consolidadas, contábeis ou gerenciais.
Formulário de demonstração já no padrão dos relatórios de auditoria.
Recurso que permite visualizar a consolidação proporcional de uma controladora e suas controladas.
Além disso, todos os módulos são totalmente personalizáveis. Ou seja, você pode cadastrar os modelos e práticas adotadas na sua empresa, adaptando o software às suas necessidades de gestão contábil.
Quer saber como o Analize se encaixa nas necessidades do seu negócio? Clique aqui e converse com a nossa equipe.
Digite a senha para acessar!