Aposto que você já deve ter ouvido o termo valuation diversas vezes ao longo da sua carreira como empreendedor. Mas você sabe para que ele serve? Ou como calcular o valuation do seu negócio?
Se você quer entender mais sobre essa importante prática financeira chegou ao lugar certo! Neste artigo você vai aprender os principais conceitos deste tópico.
Valuation é o termo em inglês para “avaliação de empresas”, “valoração de empresas” ou “arbitragem de valor”. Essa prática está relacionada à área de finanças responsável por determinar o valor de um ativo, seja ele financeiro ou real.
Ou seja, essa técnica pode ser adotada para avaliação de diversos ativos como ativo real, imóvel, financeiro, ação ou o valor de oportunidade de uma dívida (como uma debênture) e ainda o valor global de um empreendimento.
Além disso, também é comum ver o termo valuation sendo aplicado como resultado de um processo de avaliação. Nesses casos, você pode se deparar com textos que dizem algo como “o valuation da empresa ‘X’ é de R$ 350 milhões”.
O valuation nos permite chegar a um valor absoluto porque parte do princípio de que qualquer ativo vale algo em razão dos fluxos de caixa futuros que irá proporcionar ao investidor.
Ainda assim, essa prática não é uma ciência exata. Por tanto, deve ser analisada em conjunto a outros relatórios como, por exemplo, os demonstrativos contábeis, além de considerar estimativas e um estudo atualizado do mercado.
Para entender a importância do valuation, é preciso ter alguns conceitos de valor, custo e preço claros em mente. Vamos a eles?
Pode ser definido como a quantia em dinheiro que se gasta no processo de fabricação ou na aquisição de outros bens e serviços.
É a quantia que determinado bem ou serviço vale no mercado, em termos de concorrência.
O conceito de valor é mais subjetivo. Principalmente se considerarmos o paradoxo do valor, que diz que “embora a água seja mais útil do que os diamantes, em termos de sobrevivência, os diamantes têm um preço mais alto no mercado”.
Considerando essas definições, pode-se dizer que custo e preço podem apresentar um montante superior ou inferior ao “valor” do bem ou serviço.
Dessa forma, o valuation deve ser usado para determinar o valor justo de um ativo, o que é fundamental para uma boa negociação, seja de compra ou de venda.
Agora que você sabe do papel do valuation, aposto que está interessado em fazer isso na sua empresa. Certo? Confira abaixo 3 métodos que vão te ajudar a estimar o valor de mercado dos seus ativos.
O cálculo do valuation através do fluxo de caixa descontado considera os resultados financeiros do empreendimento comparados aos seus riscos em longo prazo. Por isso ele também é conhecido como valuation por renda.
No valuation pelo fluxo de caixa descontado, considera-se que a empresa vale o que se mostra capaz de gerar em receita para os seus sócios no futuro.
Seu cálculo é feito em três etapas. Confira!
O cálculo de valuation pelo fluxo de caixa descontado é mais indicado para avaliar empresas que já estão obtendo lucro e possuem um histórico que permite projeções financeiras mais precisas.
O valuation pelo mercado, ou valuation por múltiplos de mercado, julga que negócios semelhantes possuem valores próximos.
De acordo com essa metodologia, por exemplo, um negócio que foi vendido por um múltiplo de “X” no passado, significa que uma empresa do mesmo segmento, com taxas de crescimento semelhantes, poderia ser vendida por um múltiplo parecido.
Isso, caso seja verificado que as condições de mercado se mantiverem estáveis e os negócios forem comparáveis do ponto de vista de indicadores chave (lucro, EBITDA e rentabilidade).
Suas características fazem com que o método de avaliação pelo mercado seja considerado mais simples e não tão preciso. Ainda assim, pode ser útil para startups e empresas que não possuem um longo histórico para projeções de rendas futuras.
Ao aplicar o valuation pelo mercado, você pode escolher entre os múltiplos de:
O cálculo do valuation pelos ativos da empresa considera o seu patrimônio líquido. Para tal, deve-se aplicar a seguinte fórmula:
Patrimônio líquido = ativos – passivos
Sendo que:
Assim, podemos afirmar que o valor da empresa é avaliado pelas riquezas que ela de fato possui. Descontando suas dívidas e obrigações.
Por isso, é um método amplamente utilizado na avaliação de empresas que não se encontram em uma boa fase financeira, mas possuem um patrimônio considerável.
Se chegou até aqui, você deve ter percebido duas coisas sobre o processo de valuation: ele precisa ser alimentado por dados confiáveis e complementado por relatórios que te ajudem a delinear um cenário econômico mais complexo.
Se a sua equipe é limitada, ou se o volume de tarefas não tem permitido que você preste atenção a estes dados, é hora de investir em uma boa ferramenta.
O Analize é um software de gestão contábil que conta com diversas funcionalidades voltadas especificamente para análise e acompanhamento de demonstrações contábeis.
Dentre as principais ferramentas, podemos citar:
Painéis com gráficos indicadores de performance financeira integrados com as demonstrações individuais, consolidadas, contábeis ou gerenciais.
Formulário de demonstração já no padrão dos relatórios de auditoria.
Recurso que permite visualizar a consolidação proporcional de uma controladora e suas controladas.
Além disso, todos os módulos são totalmente personalizáveis. Ou seja, você pode cadastrar os modelos e práticas adotadas na sua empresa, adaptando o software às suas necessidades de gestão contábil.
Quer saber como o Analize se encaixa nas necessidades do seu negócio? Clique aqui e converse com a nossa equipe.
Digite a senha para acessar!