Gestão contábil: estratégias e dicas para um gerenciamento mais eficiente

A gestão contábil é fundamental para o seu negócio. Saiba o que fazer para melhorar a sua.

A gestão contábil não é nenhuma novidade! Ainda assim, muitos profissionais ainda não dão a verdadeira importância a essa atividade.

Não importa o tamanho do seu negócio, se você deseja prosperar, precisa cuidar da sua gestão contábil. Ela é parte fundamental dos processos responsáveis por garantir a lucratividade e saúde financeira, que são fatores indispensáveis para quem quer crescer.

 Se você quer saber mais sobre gestão contábil ou procura dicas para melhorar a produtividade e qualidade das suas entregas, continue a leitura!

 

O que é a gestão contábil?

 

Primeiramente, se quisermos entender o que é a gestão contábil, precisamos voltar para a definição de contabilidade. 

A contabilidade é uma “ferramentautilizada para reunir informações patrimoniais e financeiras. Na maioria das vezes, elas são organizadas em relatórios, apresentações e painéis usados no auxílio da tomada de decisões da empresa.

Ou seja, a contabilidade reúne todos os dados (fornecidos pelo contador e pelo empresário) para traduzi-los em informações valiosas.

Para isso, a gestão contábil fica responsável por uma série de processos como: cálculos de guias de tributos, emissão de relatórios, questões trabalhistas, cumprimento de obrigações acessórias até o principal e mais.

Agora que você já sabe o que é gestão contábil, chegou a hora de entender por que ela contribui tão efetivamente para uma gestão eficiente.

 

Por que a gestão contábil é importante?

 

Em uma empresa, uma das tarefas mais importantes da gestão contábil é garantir o cumprimento das leis. Resumindo em uma frase parece fácil, né? Mas nem tudo é tão simples assim.

Afinal, essa responsabilidade engloba estar sempre atento a questões tributárias, que quando deixadas de lado se transformam em dor de cabeça. 

Quantas empresas que você conhece tiveram problemas como multas, bloqueios de certidões e impedimento de emissão de notas fiscais? Situações chatas que são facilmente evitadas com uma boa gestão.

Vamos entender melhor a importância da contabilidade?

 

Legislação fiscal

 

Você já parou para prestar atenção na legislação fiscal brasileira? Além de ampla e complexa, ela é atualizada frequentemente. Por isso é importante contar com colaboradores aptos para acompanhar e avaliar os processos tributários.

Outro ponto importante é o excesso de burocracias tributárias que faz do Brasil recordista mundial. Ou seja, além de pagar os impostos, você também precisa demonstrar uma série de informações à fiscalização.

 

Mercado

 

Para crescer, uma empresa precisa de capital para investir. Na maioria das vezes, esse capital vai vir de fora (seja por meio da venda de ações, seja por meio de empréstimos bancários).

Investidores e casas financeiras têm se mostrado cada vez mais cautelosos e exigentes na hora de ceder crédito. Nessas horas, demonstrações contábeis que deixam em evidência a eficiência da gestão são um ponto de destaque!

 

Administração

 

Por último, mas não menos importante, a contabilidade também tem um papel fundamental na administração da empresa. Afinal de contas, como mencionamos anteriormente, ela oferecerá para os gestores informações fundamentais para a tomada de decisões estratégicas.

Quer um exemplo? O seu contador é capaz de ajudar você a entender quais são as melhores taxas de empréstimo disponíveis no mercado. Além de mostrar para você chances de reduzir seus impostos (dentro da lei).

 

4 dicas infalíveis para um gerenciamento mais eficiente

 

 

1. Descentralize informações e responsabilidades

 

Quantas vezes você perdeu horas ou dias porque determinada tarefa precisava de uma informação que só um colaborador tinha? Centralizar informações contábeis e financeiras em apenas uma pessoa sempre gera problemas de organização e cumprimento de prazos.

Mostre para seus colegas de trabalho que você confia nas habilidades deles. Organize seus dados de modo que todos possam ter acesso, mas sem abrir mão da segurança, claro.

 

2. Incentive as capacitações da sua equipe

 

Já passou o tempo em que um diploma de graduação oferecia tudo o que você precisava saber para começar. O mercado muda cada vez mais rápido, e se você e sua equipe não acompanharem, não serão capazes de oferecer o melhor em gestão contábil para a empresa.

Fique atento às mudanças propostas no mercado contábil, buscando entender como essas novidades podem ser aplicadas no seu trabalho.

 

3. Esteja com seus números sempre em dia

 

As oportunidades aparecem quando você menos espera. E você não quer perder um bom negócio só porque esqueceu de atualizar os KPI’s do último mês, né?

Esteja com seus índices financeiros e contábeis sempre em dia, conheça seu retorno sobre investimento além de quais KPIs são aplicados ao seu negócio.

 

Quem leu também gostou deContabilidade digital: como se preparar para essa realidade

4. Invista em boas ferramentas

 

A lista de tarefas dos contadores não para de crescer. No entanto, a sua carga horária permanece a mesma. Por isso, é importante conhecer e aproveitar os benefícios das ferramentas voltadas para a contabilidade.

Um software de gestão contábil agiliza processos internos, automatiza tarefas repetitivas e ajuda a sua equipe a entregar mais, com mais qualidade. Assim você garante mais produtividade e reduz a chance de erros, que podem custar muito caro para a empresa.

 

Conheça o Analize

 

Procurando um sistema contábil completo? Já encontrou! O Analize oferece um panorama integral das suas demonstrações através de dashboards intuitivos para indicadores de performance financeira, integrado com as demonstrações individuais, consolidadas, contábeis ou gerenciais.

Além disso, ele oferece a você a chance de organizar, através de uma linha do tempo, os contratos e alterações societárias de cada empresa, tornando assim a consulta muito mais ágil e interativa.

A nossa missão é oferecer praticidade e segurança para que você possa estar sempre à frente das exigências legais e das tendências de mercado.

Quer saber como o Analize se encaixa nas necessidades do seu negócio? Clique aqui e converse com a nossa equipe.

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda