Fechamento anual de contabilidade: o que é, importância e como realizar esse processo

Fazer o fechamento anual é crucial para todas as empresas. Explore o processo, vantagens e desafios, e descubra como o Analize simplifica esse caminho.

Fazer o fechamento anual de contabilidade é muito importante para empresas de qualquer porte ou área de atuação, porque envolve a análise e a compilação de todas as informações financeiras ao longo do ano.

Este processo cumpre uma exigência legal e também traz dados sobre o desempenho da companhia. Neste post, vamos falar mais um pouco sobre esse assunto. Continue a leitura e confira: 

- O que é o fechamento anual de contabilidade?

- Como é feito o fechamento contábil?

- Qual é a importância do fechamento anual de contabilidade?

- Qual é a importância de realizar o fechamento mensal financeiro e contábil no 1° dia útil de cada mês?

- Quais são as etapas do fechamento anual de contabilidade?

- O que mais os contadores devem levar em conta?

- Quais são os desafios do processo?

- O fechamento anual de contabilidade pode ser menos trabalhoso. Contrate o Analize!
 

O que é o fechamento anual de contabilidade?

O fechamento anual de contabilidade é o processo de encerramento das contas de uma empresa para um determinado ano fiscal. Nesse momento, há a revisão e a consolidação de todas as transações financeiras do ano. 

O objetivo é produzir relatórios financeiros precisos e confiáveis, como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados (DRE) e a demonstração dos fluxos de caixa.

 

Como é feito o fechamento contábil?

O fechamento contábil anual é realizado através da coleta, análise e ajuste das informações financeiras da empresa. Este processo inclui a reconciliação de contas, a análise de variações significativas nas despesas e receitas, a verificação da precisão dos registros contábeis.

 

Qual é a importância do fechamento anual de contabilidade?

O fechamento anual de contabilidade é muito importante para garantir a precisão dos relatórios financeiros essenciais para a tomada de decisões estratégicas. Além disso, ele:

 

1. Evita multas e problemas legais

O fechamento anual de contabilidade garante que a empresa esteja em conformidade com as normas contábeis e fiscais.

- Leia também: Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs): o que são e quais as principais

 

2. Mostram lucros e prejuízos financeiros

Os relatórios gerados fornecem uma visão clara da saúde financeira da empresa. Eles mostram a situação do patrimônio, a geração de caixa, entre outros dados importantes para a tomada de decisões.

 

3. Planejamento estratégico

Os gestores podem fazer planejamentos estratégicos mais embasados para o próximo ano com base no fechamento anual de contabilidade. Isso inclui a alocação de recursos, orçamentos e previsões de crescimento.

 

4. Atração de investidores e financiamentos

Como esse relatório demonstra a viabilidade e a estabilidade do negócio, ele permite que sejam precisos e transparentes. Tudo isso atrai os investidores e melhora a possibilidade de conseguir financiamentos

 

5. Benchmarking e análise competitiva

Existe uma ótima oportunidade de comparar os resultados financeiros com os de concorrentes e ter insights valiosos sobre o seu próprio desempenho e as oportunidades de melhorias.

 

Qual é a importância de realizar o fechamento mensal financeiro e contábil no 1° dia útil de cada mês?

O fechamento mensal permite um acompanhamento mais frequente e detalhado da saúde financeira da empresa. Isso facilita a identificação precoce de problemas e a tomada de decisões mais rápidas.

 

Quais são as etapas do fechamento anual de contabilidade?

As 10 etapas incluem a reconciliação de contas, revisão de lançamentos contábeis, avaliação de ativos e passivos, preparação e análise de relatórios financeiros, entre outros.

Veja o passo a passo detalhado: 

 

1. Organize os documentos financeiros

Tenha todos os registros financeiros à mão, como: faturas, recibos, extratos bancários, registros de vendas, despesas, pagamentos de folha de pagamento, etc.

- Leia também: Os 6 principais documentos contábeis e dicas de como gerenciá-los

 

2. Reconciliação de contas

Verifique se todas as transações registradas nos livros contábeis da empresa correspondem aos extratos bancários e outros documentos. Ao fazer isso, você identifica e corrige possíveis erros.

 

3. Revise as receitas e despesas

Analise todas as receitas e despesas do ano para garantir que elas estejam corretamente classificadas e registradas.

 

4. Calcule e registre a depreciação

Quando a empresa tiver ativos de longa duração, como equipamentos e veículos, calcule a depreciação para o ano e registre de forma correta. Isso ajudará a refletir o valor real deles ao longo do tempo.

 

5. Faça ajustes e provisões

Pode ser necessário fazer ajustes para itens, como: provisões para dívidas incobráveis, estoque ou provisionamento para despesas futuras (incluindo impostos), entre outros.

 

6. Prepare os relatórios financeiros

Depois de analisar e ajustar todos os dados, comece a preparação do balanço patrimonial, demonstração de resultados e dos fluxos de caixa.

 

7. Fechamento dos livros

Após a conclusão e revisão dos relatórios financeiros, "feche os livros", ou seja, faça com que as contas do ano sejam finalizadas e não sofram mais alterações. 

 

8. Auditoria externa (se necessário)

Para empresas de capital aberto ou que buscam investimentos, uma auditoria externa pode ser necessária. Os auditores revisarão os relatórios financeiros para garantir precisão e conformidade.

 

9. Apresentação aos stakeholders

Mostre os relatórios financeiros aos investidores, acionistas e o conselho administrativo. 

 

10. Planejamento para o próximo ano

Use as informações obtidas no fechamento para planejar o próximo ano fiscal. Isso pode incluir ajustes no orçamento, estratégias para melhorar a eficiência financeira e metas para o crescimento da receita.

 

O que mais os contadores devem levar em conta?

Para facilitar a produção do fechamento anual de contabilidade, vale a pena considerar a utilização de softwares de gestão contábil (como o Analize) para tornar as tarefas automatizadas e mais ágeis. 

Se você ainda não se convenceu, fizemos um post sobre “10 motivos para adotar uma plataforma de consolidação das demonstrações contábeis” que vale a pena conferir. 

Outra dica importante é seguir as normas contábeis e manter uma documentação detalhada de todo o processo para referência futura ou auditorias.

 

Quais são os desafios do processo?

Os desafios incluem manter-se atualizado com as mudanças nas normas contábeis, gerenciar a complexidade das transações financeiras, garantir a precisão e a conformidade dos dados contábeis.

 

O fechamento anual de contabilidade pode ser menos trabalhoso. Contrate o Analize!

Transforme a maneira como você gerencia a contabilidade da sua empresa com o Analize.

Essa plataforma 100% online automatiza processos repetitivos, proporciona agilidade e precisão na consolidação contábil. Liberte sua equipe das tarefas maçantes e foque em análises e geração de valor! 

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda