Fazer o fechamento anual de contabilidade é muito importante para empresas de qualquer porte ou área de atuação, porque envolve a análise e a compilação de todas as informações financeiras ao longo do ano.
Este processo cumpre uma exigência legal e também traz dados sobre o desempenho da companhia. Neste post, vamos falar mais um pouco sobre esse assunto. Continue a leitura e confira:
- O que é o fechamento anual de contabilidade?
- Como é feito o fechamento contábil?
- Qual é a importância do fechamento anual de contabilidade?
- Qual é a importância de realizar o fechamento mensal financeiro e contábil no 1° dia útil de cada mês?
- Quais são as etapas do fechamento anual de contabilidade?
- O que mais os contadores devem levar em conta?
- Quais são os desafios do processo?
- O fechamento anual de contabilidade pode ser menos trabalhoso. Contrate o Analize!
O fechamento anual de contabilidade é o processo de encerramento das contas de uma empresa para um determinado ano fiscal. Nesse momento, há a revisão e a consolidação de todas as transações financeiras do ano.
O objetivo é produzir relatórios financeiros precisos e confiáveis, como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados (DRE) e a demonstração dos fluxos de caixa.
O fechamento contábil anual é realizado através da coleta, análise e ajuste das informações financeiras da empresa. Este processo inclui a reconciliação de contas, a análise de variações significativas nas despesas e receitas, a verificação da precisão dos registros contábeis.
O fechamento anual de contabilidade é muito importante para garantir a precisão dos relatórios financeiros essenciais para a tomada de decisões estratégicas. Além disso, ele:
O fechamento anual de contabilidade garante que a empresa esteja em conformidade com as normas contábeis e fiscais.
- Leia também: Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs): o que são e quais as principais
Os relatórios gerados fornecem uma visão clara da saúde financeira da empresa. Eles mostram a situação do patrimônio, a geração de caixa, entre outros dados importantes para a tomada de decisões.
Os gestores podem fazer planejamentos estratégicos mais embasados para o próximo ano com base no fechamento anual de contabilidade. Isso inclui a alocação de recursos, orçamentos e previsões de crescimento.
Como esse relatório demonstra a viabilidade e a estabilidade do negócio, ele permite que sejam precisos e transparentes. Tudo isso atrai os investidores e melhora a possibilidade de conseguir financiamentos.
Existe uma ótima oportunidade de comparar os resultados financeiros com os de concorrentes e ter insights valiosos sobre o seu próprio desempenho e as oportunidades de melhorias.
O fechamento mensal permite um acompanhamento mais frequente e detalhado da saúde financeira da empresa. Isso facilita a identificação precoce de problemas e a tomada de decisões mais rápidas.
As 10 etapas incluem a reconciliação de contas, revisão de lançamentos contábeis, avaliação de ativos e passivos, preparação e análise de relatórios financeiros, entre outros.
Veja o passo a passo detalhado:
Tenha todos os registros financeiros à mão, como: faturas, recibos, extratos bancários, registros de vendas, despesas, pagamentos de folha de pagamento, etc.
- Leia também: Os 6 principais documentos contábeis e dicas de como gerenciá-los
Verifique se todas as transações registradas nos livros contábeis da empresa correspondem aos extratos bancários e outros documentos. Ao fazer isso, você identifica e corrige possíveis erros.
Analise todas as receitas e despesas do ano para garantir que elas estejam corretamente classificadas e registradas.
Quando a empresa tiver ativos de longa duração, como equipamentos e veículos, calcule a depreciação para o ano e registre de forma correta. Isso ajudará a refletir o valor real deles ao longo do tempo.
Pode ser necessário fazer ajustes para itens, como: provisões para dívidas incobráveis, estoque ou provisionamento para despesas futuras (incluindo impostos), entre outros.
Depois de analisar e ajustar todos os dados, comece a preparação do balanço patrimonial, demonstração de resultados e dos fluxos de caixa.
Após a conclusão e revisão dos relatórios financeiros, "feche os livros", ou seja, faça com que as contas do ano sejam finalizadas e não sofram mais alterações.
Para empresas de capital aberto ou que buscam investimentos, uma auditoria externa pode ser necessária. Os auditores revisarão os relatórios financeiros para garantir precisão e conformidade.
Mostre os relatórios financeiros aos investidores, acionistas e o conselho administrativo.
Use as informações obtidas no fechamento para planejar o próximo ano fiscal. Isso pode incluir ajustes no orçamento, estratégias para melhorar a eficiência financeira e metas para o crescimento da receita.
Para facilitar a produção do fechamento anual de contabilidade, vale a pena considerar a utilização de softwares de gestão contábil (como o Analize) para tornar as tarefas automatizadas e mais ágeis.
Se você ainda não se convenceu, fizemos um post sobre “10 motivos para adotar uma plataforma de consolidação das demonstrações contábeis” que vale a pena conferir.
Outra dica importante é seguir as normas contábeis e manter uma documentação detalhada de todo o processo para referência futura ou auditorias.
Os desafios incluem manter-se atualizado com as mudanças nas normas contábeis, gerenciar a complexidade das transações financeiras, garantir a precisão e a conformidade dos dados contábeis.
Transforme a maneira como você gerencia a contabilidade da sua empresa com o Analize.
Essa plataforma 100% online automatiza processos repetitivos, proporciona agilidade e precisão na consolidação contábil. Liberte sua equipe das tarefas maçantes e foque em análises e geração de valor!
Digite a senha para acessar!