Durante a pandemia, vimos diversos setores da economia sendo afetados de diferentes formas. Se, por um lado, a crise dos insumos trouxe dor de cabeça para a construção civil, a quarentena e o home office, ajudaram a disparar o crescimento do segmento de Real Estate.
O aumento do tempo passado em casa, a busca por mais qualidade de vida levou consumidores a buscarem por imóveis que oferecessem mais comodidade, o que impulsionou um crescimento de 32% no mercado imobiliário de alto padrão.
Também não podemos deixar de mencionar a disparada do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que fechou o ano com uma inflação de 17,78%.
Tendo tudo isso em mente, o que podemos esperar do segmento de Real Estate? Na primeira edição do Analize Digital Experience, tivemos a ajuda de 4 profissionais para projetar esse cenário. Confira!
Para começar com chave de ouro, Marllos Kratka, CEO da PSA Sistemas, trouxe reflexões muito pertinentes sobre o mercado. E também nos ajudou a vislumbrar tendências muito fortes para este ano. Vamos conhecer algumas?
A expectativa é de que surjam cada vez mais mais minicidades dentro de condomínios, sejam eles verticais ou horizontais, misturando muito a questão de casa e trabalho.
Vimos isso muito estabelecido já nos grandes centros urbanos brasileiros, principalmente entre o público de alta renda. A ideia agora é reunir serviços, escritórios, centros de compras, escolas e até centros médicos. Tudo para que o morador não precise sair do condomínio para nada.
Mas não se deixe enganar. Apesar de em menor escala e perfis diferentes, um movimento similar também é observado em cidades do interior.
Pode-se dizer que esse ponto é complementar ao anterior. Nos grandes centros, vemos cada vez menos pessoas dispostas a gastar muito tempo com deslocamento. Muitas vezes correndo riscos, que se tornaram mais graves durante a pandemia.
Outra tendência importante, que também puxa a parte de serviços, é a de imóveis usados. Essa parcela de real estate registrou um crescimento de 90% em 2021, impulsionado principalmente pela alta dos insumos na construção civil.
Além disso, também vemos um aumento crescente nos contratos de aluguel sem fiador. Mas é importante frisar que, aluguel sem fiador não é equivalente a aluguel sem garantia.
O universo digital vem há muito tempo proporcionando novas experiências e oferecendo um novo olhar sobre o nosso modo de consumir. Então, nada mais natural do que ver esse avanço também no real estate.
Ficou com gostinho de quero mais? Você pode acompanhar mais das reflexões de Kratka nas nossas redes sociais, ou assistindo à gravação do evento.
Todo ano a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) vinha repetindo vários assuntos. Mas, desde o ano passado ela condensou, colocando apenas o que há de novo. Logo, para ter a versão completa do documento, é necessário consultar as versões anteriores.
Na segunda palestra do dia, Marcelo Aquino, sócio do Grupo Planning, liderou o bate-papo sobre o acréscimo do julgamento profissional.
Muito se fala no mercado sobre o gerenciamento de resultado através de escolhas contábeis. Se as empresas pilotam ou não o resultado, se isso é uma fraude contábil ou não.
Para Aquino, não há gerenciamento de resultados, afinal, “se você está enganando o usuário da informação contábil, isso é uma fraude… Porque o gerenciamento de resultado dá uma ideia romântica de que você está pilotando o resultado da companhia e enganando o usuário”.
Mas o que a CVM trouxe em relação a esse ponto? O cuidado do julgamento profissional. Como o IFRS traz uma subjetividade muito grande, e a gente sempre teve uma contabilidade baseada no custo histórico ou reavaliação, fomos treinados para isso.
Com a vinda do IFRS, o julgamento profissional passou a ser bastante relevante. E, às vezes, o julgamento pode ter um certo viés ou subjetividade muito grande.
Para ajudar o profissional, a CVM elaborou um passo a passo para guiar esse julgamento. Confira:
Leia também: Gráfico personalizado de indicadores financeiros: conheça a nova funcionalidade do Analize
Leia também:
A primeira edição do Analize Digital Experience foi focada nas atualizações do segmento de Real Estate para 2022.
Ao todo foram 4 palestras comandadas pelos mestres: Lúcius Reis (COO do Analize), Marcelo Aquino (sócio do Grupo Planning), Antônio Bizzo (Coordenador Geral do Capítulo Brasília) e Marllos Kratka (CEO da PSA Sistemas).
A troca de experiência com os participantes tornou esse momento especial inesquecível! Não participou do evento? Você pode assistir à gravação da live clicando aqui.
Digite a senha para acessar!