A auditoria das demonstrações contábeis é formada por um conjunto de procedimentos que têm como objetivo aferir a adequação dos relatórios contábeis em relação a: posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação específica no que for pertinente.
A auditoria contábil consiste na análise das atividades realizadas por uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Através da auditoria contábil é possível investigar se o desempenho da empresa corresponde ao que foi planejado, ou se estão de acordo com as normas estipuladas pela legislação aplicável.
A auditoria é dividida em duas categorias, a auditoria interna e a auditoria externa. Vamos entender quais são as suas principais diferenças?
A auditoria interna é aquela realizada pelos funcionários da própria empresa. Através dela o colaborador avalia a adequação e eficácia dos controles internos, além das informações divulgadas nas demonstrações contábeis e relatórios financeiros e operacionais.
O objetivo da auditoria interna é agregar valor às operações, contribuindo para a concretização de metas e resultados. Além disso, através de seus processos também é possível medir a qualidade dos registros e a segurança dessas informações.
Já a auditoria externa, ou auditoria independente, é realizada por terceiros. Ela desempenha as mesmas funções que a auditoria interna, no entanto, seu papel é atender aos interesses de investidores, instituições e do Governo.
Desde 1976, a Lei Nº 6.385 prevê que “somente as empresas de auditoria contábil ou auditores contábeis independentes, registrados na Comissão de Valores Mobiliários poderão auditar, para os efeitos desta Lei, as demonstrações financeiras de companhias abertas e das instituições, sociedades ou empresas que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários”.
Todas as informações sobre os procedimentos;
Documentos, locais e pessoas necessárias;
Declarações de que os procedimentos estão sendo feitos;
Executar as ações corretivas apontadas no relatório;
Averiguar e sugerir melhorias nos processos.
O papel da auditoria contábil é apurar, analisar e validar as contas de uma determinada empresa, considerando as entradas e saídas de recursos. Também cabe à auditoria observar o saldo das operações realizadas e a qualidade dos processos internos.
Como citado anteriormente, essa tarefa pode ser realizada por um funcionário da empresa ou por um auditor independente. Mas ambas as formas devem ser desempenhadas com seriedade, responsabilidade, honestidade e ética.
O principal objetivo dessa tarefa é verificar os resultados e informações em uma auditoria das demonstrações contábeis e relatórios financeiros da organização.
O relatório da auditoria deve indicar se a situação patrimonial da empresa é compatível com os números encontrados. Além de possibilitar o planejamento de ações estratégicas de médio e longo prazo.
Isso porque a auditoria das demonstrações contábeis confronta as informações divulgadas em relatórios como Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício com os dados informados no Demonstrativo de Fluxo de Caixa.
Em alguns casos, a auditoria contábil também pode verificar processos internos que estão relacionados ao fluxo de informações financeiras da empresa — desde a organização dos dados até a publicação dos resultados.
Dessa forma, qualquer departamento que elabore orçamentos, relatórios financeiros ou demonstrações contábeis é considerado auditável.
Uma mesma empresa pode realizar auditorias contábeis, financeiras e fiscais. Mas afinal, qual é a diferença entre elas?
A auditoria fiscal é responsável por apurar os valores que devem ser destinados ao pagamento de impostos e quaisquer outras taxas que a empresa deva pagar de acordo com seu faturamento, ou lucro líquido.
Enquanto a auditoria contábil verifica como a documentação da empresa é tratada e se seus valores são correspondentes com os resultados efetivamente gerados pela empresa em um determinado período.
O papel da auditoria financeira é avaliar a eficiência do controle financeiro de uma organização, seus valores e documentações comprobatórias.
No entanto, é importante ter em mente que tanto a auditoria contábil quanto a fiscal e a financeira estão ligadas de formas diferentes ao capital da empresa — seja na apuração de resultados, ou seja no cálculo dos tributos.
Quanto maior for o seu negócio maior será a complexidade e o número de relatórios financeiros e dados fiscais a serem administrados. A auditoria interna permite que você identifique problemas com facilidade e agilidade.
A auditoria também oferece uma segunda chance para uma análise aprofundada de relatórios, documentos ou demonstrações contábeis. Afinal, o auditor tem a liberdade de opinar sobre como são apurados e demonstrados os valores.
Se você sonha em receber investimentos vindos do exterior, precisa adequar os processos contábeis da sua empresa, sem deixar de atender também às exigências nacionais.
Ainda não está familiarizado com o tema? Aqui no blog você já encontra o artigo: CPCs de contabilidade: tudo o que você precisa saber.
A carga tributária brasileira é grande e estar em dia com ela é fundamental. Uma auditoria fiscal eficiente ajuda a sua empresa a pagar corretamente seus impostos, mantendo suas operações livres do risco de multas e outras sanções motivadas por erros no cálculo tributário.
Um software de gestão contábil traz inúmeros benefícios para a auditoria das demonstrações contábeis. Para começar ele padroniza a emissão, consolidação e combinação de todas as demonstrações. Ou seja, seus relatórios já estarão disponíveis em um mesmo formato.
Além disso, com o apoio de um software especializado é possível substituir tarefas manuais e repetitivas por automações reduzindo as chances de erros.
Outra vantagem é a integração facilitada com ERPs, que contribui para a coleta de dados e evita a perda de informações ou números desencontrados.
O Analize é um software de gestão contábil que automatiza as tarefas manuais e repetitivas, oferecendo para a sua equipe mais tempo para fazer análises estratégicas e entregar mais valor através dos relatórios.
Sua plataforma 100% online possui um design intuitivo, para que você não se perca enquanto desempenha suas tarefas.
Além disso, ela oferece integração com qualquer ERP disponível no mercado, o que facilita a captação dos dados necessários para gerar demonstrações e relatórios.
O Analize também conta com funcionalidades voltadas especificamente para para análise e acompanhamento de demonstrações. Dentre as principais ferramentas, podemos citar:
Painéis com gráficos indicadores de performance financeira integrados com as demonstrações individuais, consolidadas, contábeis ou gerenciais.
Ferramenta que permite ao usuário consolidar demonstrações financeiras/contábeis de uma controladora, ainda que suas controladas tenham diferentes planos de contas, bancos de dados, sistemas contábeis ou setores de atuação.
Formulário de demonstração elaborado no padrão dos relatórios de auditoria.
Recurso de aglutinação de demonstrações individuais parametrizado de acordo com a necessidade do cliente para atendimento ao CPC 44 ou formação de clusters para análises de região, setor de atuação ou nicho de mercado.
Recurso que permite visualizar a consolidação proporcional de uma controladora e suas controladas.
É importante acrescentar que todos os módulos são totalmente personalizáveis. Ou seja, você pode cadastrar os modelos e práticas adotadas na sua empresa, adaptando o software às suas necessidades de gestão contábil.
Digite a senha para acessar!