Inovações na contabilidade seu escritório está se atualizando

Confira quais são as novidades do mercado e o que fazer para aplicar as inovações na contabilidade no seu escritório.

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Seja para pedir um delivery, realizar compras ou fazer transações bancárias, tarefas que exigiam muito de nós, agora são resolvidas com cliques. Na contabilidade não é diferente!

Todos os dias, escritórios e empresas investem e capacitam seus funcionários para não perderem as inovações na contabilidade. Mas será que você está por dentro das novidades e tendências desse mercado?

Separei algumas aqui para você testar os seus conhecimentos e ver se seu escritório/departamento de contabilidade está atualizado!

Inovações na contabilidade

Se a inovação não é uma preocupação no seu escritório, você já está em desvantagem. Em uma pesquisa realizada pelo especialista Roberto Duarte em 2014, foi observado que:

“42% das organizações contábeis utilizam sistemas de controle operacional no escritório e digitam a maior parte dos dados dos seus clientes. A maioria (54%), no entanto, já utiliza sistemas no escritório e importa eletronicamente a maior parte dos dados.”

Ou seja, o movimento pela inovação já começou há muito tempo, e não perdoa aqueles que deixam a oportunidade passar.

Para te ajudar a embarcar de vez nas inovações mais recentes do mercado da contabilidade, preparamos uma lista com 3 dicas que você pode implementar já.

1. Invista na capacitação do seu time

A inovação começa pelo time responsável pela execução das atividades. Afinal, de nada adianta equipamentos de ponta e as melhores ferramentas se seus colaboradores não estiverem preparados para coletar e processar os dados coletados. Certo?

Além disso, tenho certeza de que os funcionários se sentirão valorizados, o que afeta diretamente a sua taxa de retenção, motivação e produtividade.

Em parceria com o RH, pense em um plano de desenvolvimento individual que leve em consideração as habilidades que cada colaborador deseja trabalhar. E como elas podem ajudar no desempenho das tarefas executadas.

2. Construa um relacionamento próximo com seu cliente

As palavras-chave para a fidelização de um cliente são: resultado e relacionamento. Então, seja seu cliente externo ou interno (no caso de empresas), separe um pouco do seu tempo para um acompanhamento próximo de metas e indicadores.

Prepare materiais educativos que evidenciem a importância da gestão contábil para a saúde financeira da empresa.  Além disso, também é importante ter paciência e explicar números, siglas e resultados.

3. Automatize processos repetitivos

Quantas horas o seu time gasta gerando relatórios, editando e atualizando dados em planilhas, procurando informações soltas em vários documentos ou elaborando a consolidação contábil?

No fim, além de dados que nem sempre estão corretos, você deixa de dar atenção a uma das etapas mais importantes: o processamento das informações.  

É como se você descobrisse que possui um poço de petróleo, mas optasse por não refiná-lo.

 Pois apenas através do processamento de dados você conquista:

. aumento de produtividade e lucros; 
. melhores decisões, mais precisas e confiáveis; 
. redução de custos; 
. distribuição e a elaboração de relatórios, acompanhados por uma melhor análise e apresentação.

Substitua tarefas enfadonhas e repetitivas por ferramentas de automação e gerenciamento. Assim, você deixa seus analistas livres para interpretar e analisar os dados coletados, afiando a estratégia e mostrando o valor das entregas do seu time.

Por que o seu escritório deve se atualizar?

Com a chegada de novas gerações, novos valores também passam a permear o mercado. Por exemplo, há alguns anos, quando pensávamos em “tradição” a sensação era de algo confiável e seguro.

No entanto, com a entrada de pessoas mais jovens ao mercado de trabalho e com o surgimento de tecnologias e dinâmicas mais modernas, “tradicional” e “obsoleto” se tornaram palavras de significado muito próximo. Por isso é importante se manter atualizado.

Afinal, quem não evolui perde clientes, espaço no mercado e têm mais chances de erro. Pois as tecnologias, além de otimizarem o tempo, também reduzem as chances de falha humana nos processos.

Como um software de gestão contábil pode ajudar?

Analize é um software de gestão contábil desenvolvido para ajudar você a oferecer serviços de contabilidade de forma ágil e inteligente. Com uma plataforma 100% em nuvem, ele é facilmente integrado aos sistemas informatizados das empresas. Além disso, se destaca na eficiência da consolidação contábil.

O objetivo do Analize é otimizar processos internos e entregar cada vez mais qualidade e agilidade aos nossos clientes. 

Tudo isso sem nunca abrir mão da segurança nas informações, comodidade, gestão facilitada, governança corporativa, modernidade e transparência.

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda