M&A: os principais desafios da área financeira no processo de fusões e aquisições

M&A é a sigla para a expressão Mergers and Acquisitions — Fusões e Aquisições em português. Essa prática começou a ganhar mais destaque entre os anos 80 e 90, durante o início do processo de globalização.

“Mas por quê?”, você deve se perguntar. Imagine um cenário onde há uma forte internacionalização econômica, financeira e produtiva. Exigindo que as empresas passem a reagir com rapidez para não perder a competitividade.

Essa virada de chave também fez com que as empresas passassem a ser analisadas e avaliadas como alternativas de investimento. Nesse artigo vamos abordar os principais desafios e aspectos dessa prática.

 

O que é M&A?

 

Apesar de aparecerem juntas na sigla, Mergers and Acquisitions são práticas distintas. Fusões (Mergers) ocorrem quando mais de uma empresa se unem, formando uma nova companhia.

Aquisições (Acquisitions) por outro lado, acontecem quando um negócio compra o outro, mas não mesclam suas operações. Ou seja, ambas as partes são consideradas operações societárias.

Ficou na dúvida? Tenho certeza de que esse exemplo vai te ajudar a entender. Em 2008, o Itaú e o Unibanco passaram por um processo de fusão. Dela surgiu o Itaú Unibanco, o maior banco privado do Brasil e a maior instituição financeira da América Latina.

Quando feita de modo estratégico, essa prática ajuda empresas a ganhar força no mercado e expandir suas atividades para atingir novos segmentos.

Além das fusões e aquisições, outras operações societárias muito comuns são as incorporações, cisões e transformações. E apesar de todas possuírem muitas diferenças, compartilham um ponto em comum: todas elas alteram profundamente a estrutura jurídica de empresas, dando origem a novos negócios.

 

 

Tipos de M&A

 

Existem vários tipos de M&A. Eles variam muito de acordo com o contrato estabelecido entre as empresas, bem como seu ramo de atuação.

Listamos abaixo os principais tipos:

 

 

Horizontal

 

São consideradas fusões e aquisições horizontais aquelas realizadas entre empresas de um mesmo segmento que comercializam um mesmo tipo de produto ou serviço.

Nesse cenário, duas empresas concorrentes podem se fundir ou uma pode adquirir a outra.

A fusão horizontal é uma prática usada para aumentar a participação de mercado das empresas. Afinal, resulta na combinação de duas ou mais empresas de um mesmo ramo. Aumentando sua competitividade em relação aos concorrentes.

 

 

Vertical

 

Um M&A vertical é aquele feito entre duas ou mais empresas que fazem parte da mesma cadeia de produção, mas estão em fases diferentes.

Dentro das fusões e aquisições verticais, podemos fazer a distinção entre:
 

  • M&A vertical tipo forward: 

São aquelas que envolvem empresas que atuam com a venda final do produto.

 

  • M&A vertical tipo backward:

São aquelas que envolvem empresas da base da produção e fornecimento dos produtos/serviços.

 

 

Conglomerado

 

Um conglomerado é formado quando companhias de diferentes setores e indústrias realizam operações de M&A.

Essa estratégia de fusões e aquisições é usada por grandes empresas que buscam diminuir seus riscos de mercado e aumentar sua influência.

Quando falamos de conglomerados, as empresas que fazem parte dele podem pertencer a áreas de atuação relacionadas ou não possuir nada em comum.

 

 

Complementar

 

A M&A complementar é aquela em que as operações de fusões e aquisições são realizadas entre empresas que comercializam serviços ou produtos complementares.

Por exemplo, uma fábrica que produz eletrodomésticos que adquire uma empresa responsável pela manutenção desses produtos.

 

 

Extensão

 

Dizemos que é uma fusão ou aquisição por extensão quando a operação é feita entre uma empresa que vende os mesmos produtos e serviços, mas para outro público.

Um exemplo disso seria se a Apple, que tem como público-alvo consumidores das classes AB, decidisse fazer uma fusão com a Xiaomi, que tem como público-alvo consumidores das classes CD.

De certa forma é uma M&A horizontal, no entanto, seu foco é na expansão para novos nichos de mercado.

 

 

 

5 desafios da M&A no Brasil

 

 

1. Saber escolher uma boa empresa

 

Lendo esse texto é fácil perceber todos os benefícios oferecidos por fusões e aquisições. No entanto, para aproveitar todas essas vantagens é importante estudar muito o seu mercado, seu objetivo e as empresas disponíveis para M&A.

Ao analisar, leve em conta como esta nova empresa complementaria a sua, semelhanças, diferenças culturais  e etc.

Outro ponto importante é o target de aquisição. Se possível, conte com o apoio de uma consultoria especializada para realizar um estudo de mercado capaz de mapear o público que esteja mais alinhado com a sua estratégia e cultura.

 

 

2. Mensurar a sinergia

 

Outro grande desafio enfrentado ao “comprar” uma empresa é mensurar a sinergia entre as companhias. Para saber isso, é importante saber o valor que cada um dos envolvidos está disposto a envolver na negociação. 

No caso de uma fusão, sua tarefa é quantificar se esse movimento faz sentido. Ou seja, demonstrar por A+B que a fusão dessas empresas vale mais do que as empresas individualmente.

 

 

3. Avaliação do valor das empresas

 

A sinergia não é o único ponto que deve ser mensurado. Seu dever de casa também inclui  fazer uma avaliação correta do valor das empresas. Tenha em mente que uma valuation incondizente pode trazer uma série de prejuízos para o seu negócio.

Não existe uma regra para a melhor forma de avaliar as empresas. No entanto, quando falamos de valuation em para empresas em funcionamento, o método mais utilizado é a avaliação do Fluxo de Caixa Descontado.

 

 

4. Integrar culturas empresariais

 

Um fator que costuma ser ignorado é a integração das culturas empresariais das empresas fusionadas ou entre adquirentes e adquiridas.

Por mais parecidas que sejam, cada empresa possui seu próprio código de conduta e cultura empresarial. Uma a qual seus funcionários já estão devidamente acostumados.

E, independentemente do tipo de M&A, fusões e aquisições implicam em alinhar-se a uma cultura empresarial diferente. O que pode se mostrar algo muito complicado na prática.

 

 

5. Implementar medidas de Post Merger Integration

 

A fusão ou aquisição da empresa não acaba com a assinatura do contrato. Muito pelo contrário! A partir desse momento é importante que os gestores se organizem para garantir uma boa Integração Pós-Fusão. 

Essa movimentação tem o objetivo de efetivar as sinergias que foram consideradas na elaboração da oferta de fusão ou aquisição.

 

 

A contabilidade em fusões e aquisições (M&A)

 

Fusões e aquisições são processos complexos, que custam caro e exigem muito estudo antes, durante e depois. Nesse cenário, a contabilidade é uma forte aliada das empresas, garantindo mais equidade para os negócios, colaborando para a avaliação das empresas e fornecendo dados que vão orientar todo o processo.

De acordo com Marcelo Aquino, Sócio do Grupo Planning, “é aqui que reside boa parte dos problemas. Pois quem está vendendo quer sempre ‘embelezar o ativo’, enquanto quem quer comprar vai colocar uma ‘série de defeitos’ para reduzir o valor da transação.” 

No entanto, por mais que o futuro dê brechas para avaliações e especulações, o mesmo não pode ser dito sobre o passado. “Afinal, a contabilidade, entre outras funções, serve também para deixar registrados os fatos já acontecidos com as devidas evidências”.

Aqui ainda vai adiante em sua avaliação, indicando que empreendedores e controladores, principalmente de PME’s, devem seguir os seguintes passos para reduzir os impactos da due diligence. São eles:

  • Cuide bem da sua contabilidade, independentemente de você sonhar em vender a sua empresa ou buscar um sócio, ou não.
  • Tenha suas demonstrações contábeis auditadas ou revisadas anualmente. Além de transmitir credibilidade para sua empresa, esse cuidado vai poupar muito tempo da transação.
  • Sua equipe contábil com certeza tem informações valiosas sobre a sua empresa. Consulte-a sempre!
  • Esteja por dentro das práticas contábeis, mesmo que você acredite que elas não fazem parte das suas tarefas. 
  • Siga atentamente o que diz a legislação a respeito das práticas fiscais. Provavelmente o comprador irá questioná-las e considerá-las como fator de redução do preço.
  • Preste atenção nas questões societárias e ligadas à sucessão. Elas podem comprometer a continuidade da empresa.

 

 

Como o Analize pode ajudar?

 

Ser capaz de levantar informações contábeis, financeiras e fiscais dos últimos anos, detalhadamente, é muito importante nesses tipos de operações. 

Se você não possui um banco de dados fácil de acessar ou se não dá a devida atenção às informações contábeis, o processo de fusão ou aquisição pode ser longo – trazendo perda de tempo e valor do negócio.

O Analize é um software de gestão contábil que conta com diversas funcionalidades voltadas especificamente para a análise, acompanhamento, combinação e consolidação de demonstrações contábeis.

Mais que automatizar processos, o Analize oferece soluções precisas de análise e gestão dos dados contábeis. O que reduz erros, otimiza o tempo da equipe e mostra de forma intuitiva o caminho que o seu negócio deve seguir para operar sempre em lucro.

Além disso, o nosso software é totalmente personalizável! Durante o processo de implementação, a nossa equipe adequa as funcionalidades do Analize às necessidades contábeis da sua empresa de geração de energia. Solicite uma demonstração e descubra o que podemos fazer para a contabilidade.

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