1. Home
  2. Funcionalidades
    1. Gestão Jurídica
    2. Gestão e Automação Contábil
  3. Clientes
  4. Parceiros
  5. Conteúdo
    1. Blog
    2. Materiais Gratuitos
  6. Quem somos
  1. Home
  2. Funcionalidades
    1. Gestão Jurídica
    2. Gestão e Automação Contábil
  3. Clientes
  4. Parceiros
  5. Conteúdo
    1. Blog
    2. Materiais Gratuitos
  6. Quem somos
  • Home
  • Funcionalidades
    • Gestão Jurídica
      • Gestão e Automação Contábil
      • Clientes
      • Parceiros
      • Conteúdo
        • Blog
          • Materiais Gratuitos
          • Quem somos
          • Home
          • Funcionalidades
            • Gestão Jurídica
              • Gestão e Automação Contábil
              • Clientes
              • Parceiros
              • Conteúdo
                • Blog
                  • Materiais Gratuitos
                  • Quem somos
                  Login
                  Conheça o Analize

                  Risco Operacional: entenda por que você não deve ignorá-lo

                  Você se preocupa com o risco operacional? Cada vez mais, as empresas vêm buscando formas e implementar processos e operações que aumentem a segurança do negócio. 

                  Afinal, tratar seus respectivos fatores de risco como algo inerente é o primeiro passo para garantir o sucesso e a sobrevivência do empreendimento no mercado.

                  Pensando nisso, este artigo vai trazer dados importantes sobre o risco operacional na contabilidade. E quais ferramentas podem te ajudar a fortalecer a assertividade dos seus processos internos.

                  O que é risco operacional?

                  São classificadas como risco operacional todas as possíveis falhas internas (relacionadas à estrutura, sistemas, pessoas, produtos ou processos) de uma instituição que podem acarretar prejuízo financeiro, reputacional, entre outros.

                  • Leia também: Rotinas Contábeis: 10 dicas para organizar e acelerar processos

                  Classificação do risco operacional

                  O risco operacional pode ser classificado em três categorias, são elas: risco organizacional, pessoal e de operação. Vamos entender melhor o que caracteriza cada uma delas?

                  • risco organizacional: é aquele causado por falhas na estrutura e é frequentemente observado em empresas que, por exemplo, se aventuram no mercado sem elaborar um planejamento ou planos de contingência.

                  Dedicar-se a atividades como planejamento financeiro, elaboração de metas, análise de mercado, entre outras, é o primeiro passo para garantir uma estrutura forte. A partir da qual o empreendimento pode crescer e se desenvolver.

                  • risco operacional: são aqueles relacionados à falha nos sistemas, ferramentas e plataformas utilizadas pela empresa - seja por problemas técnicos ou por brechas na segurança.

                  Na contabilidade, o risco operacional é frequente em empresas que optam por usar planilhas ou sistemas pouco apropriados para a gestão contábil. Como, por exemplo, softwares que não são especializados na gestão da contabilidade e, portanto, não possuem os recursos necessários para garantir a proteção necessária para os dados manipulados.

                  • risco pessoal: é aquele que envolve os recursos humanos de uma organização.

                  Tipos de riscos operacionais

                  Existe uma grande variedade de tipos de riscos operacionais. No entanto, nesse texto, vamos nos ater aos que vemos com mais frequência dentro da esfera contábil.

                  Fraude

                  Dentro de uma empresa, é normal que diferentes colaboradores tenham acesso a uma vasta gama de informações. E, infelizmente, por mais que processos seletivos e acompanhamentos com o RH sejam feitos, podemos ter em nossas equipes pessoas que agem de má-fé.

                  Dentre as fraudes mais comuns, estão aquelas cujo objetivo é tirar proveito financeiro resultante de atividades não lícitas, como licitações falsas, superfaturamento e omissão de valores.

                  Falhas de segurança

                  A contratação de um bom software é tão importante quanto a contratação de um bom profissional. Afinal, apenas uma ferramenta de qualidade será capaz de atender às suas necessidades, oferecendo a segurança necessária para a manipulação dos seus dados.

                  Na contabilidade, por exemplo, algumas empresas insistem em fazer o uso de planilhas financeiras.Um recurso que, além de pouco prático, não oferece qualquer proteção às informações ali armazenadas.

                  Falhas de sistema

                  Mas, assim como os seres humanos, às vezes os sistemas podem falhar. Por isso, é igualmente importante que os softwares e plataformas utilizados pela sua equipe contem com uma equipe de suporte eficiente.

                  Dessa forma, qualquer problema pode ser resolvido rapidamente. Contendo os danos e revertendo a crise antes que ela se transforme em algo grande e custoso.

                  Voltando ao nosso exemplo das planilhas, se algo der errado e elas “quebrarem” a Microsoft não tem uma equipe a sua disposição. Diferente do que observamos em boas ferramentas de gestão contábil.

                  • Leia também: Contabilidade digital: como se preparar para essa realidade

                  Falhas humanas

                  Todos estamos suscetíveis ao erro. Seja por uma agenda com muitas tarefas, pela realização de tarefas manuais repetitivas, pela quantidade de informações manipuladas ou pela falta de conhecimento.

                  Por isso, é importante ter procedimentos de monitoramento e de ação para proporcionar as melhores medidas possíveis de reparação, caso tais falhas aconteçam.

                  Como um software de gestão contábil pode minimizar o risco operacional?

                  A contabilidade é um dos setores mais importantes de uma empresa. Cabe a ela organizar as finanças e as responsabilidades fiscais do negócio. Além de acompanhar os resultados da empresa e ajudá-la a planejar e atingir suas metas.

                  Portanto, também é o último setor em que se deve correr riscos operacionais.

                  Nesse sentido, ferramentas especializadas de gestão surgem como ajuda fundamental para garantir mais segurança, agilidade e praticidade na contabilidade.

                  Dúvida? Selecionamos aqui 5 vantagens que a automação contábil oferece para você.

                  1. Segurança

                  Softwares de gestão contábil são  plataformas 100% em nuvem, com sistemas criptografados e identificação de login. O que protege seus dados, facilita a comunicação e permite que usuários tenham acesso restrito àquilo que lhes diz respeito e ainda colabora.

                  2. Aumento na produtividade

                  Graças às ferramentas desenvolvidas para a automação na contabilidade o tempo utilizado em tarefas burocráticas, repetitivas e manuais é reduzido drasticamente. Isso porque as ferramentas são desenvolvidas pensando nas necessidades específicas dos escritórios e departamentos de contabilidade!

                  3. Informações em tempo real

                  Um bom sistema de gestão contábil facilita o armazenamento e gestão de informações. Fazendo com que os seus dados estejam sempre acessíveis, eliminando, por exemplo, a necessidade de envolver outro setor ou de realizar deslocamentos.

                  4. Relatórios intuitivos

                  A automação contábil facilita a emissão e análise de demonstrativos importantes, como o Balanço Patrimonial, DRE e DVA. Isso faz com que, com apenas alguns cliques, sua equipe tenha em mãos os dados necessários para tomar decisões estratégicas em menos tempo.

                  5. Recuperação de dados

                  Computadores quebram, arquivos são perdidos e corrompidos, fazendo com que o risco de perder os dados de suas planilhas seja altíssimo. 

                  Enquanto usuários de planilhas financeiras contam com a sorte, usuários de softwares contam com backups automáticos e armazenados em nuvem. O que confere muito mais proteção aos dados.

                  Conheça o Analize

                  Procurando um sistema contábil completo? Já encontrou! O Analize oferece um panorama integral das suas demonstrações através de dashboards intuitivos para indicadores de performance financeira, integrado com as demonstrações individuais, consolidadas, contábeis ou gerenciais.

                  Além disso, ele oferece a você a chance de organizar, através de uma linha do tempo, os contratos e alterações societárias de cada empresa, tornando assim a consulta muito mais ágil e interativa.

                  A nossa missão é oferecer praticidade e segurança para que você possa estar sempre à frente das exigências legais e das tendências de mercado.

                  Quer saber como o Analize se encaixa nas necessidades do seu negócio? Clique aqui e converse com a nossa equipe.

                   

                   
                  OUTRAS NOTÍCIAS

                  Veja mais detalhes
                  Fluxo de caixa de investimento: o que é e como analisá-lo
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  O que é alavancagem financeira? Funcionamento, riscos e vantagens
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  Análise de fluxo de caixa: conheça as formas de realizar o processo
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  DLPA e DMPL: qual é a diferença entre essas demonstrações?
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido): o que é e como calcular?
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  Categorias de receitas e despesas da IFRS 18 na DRE
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  DRE projetado: o que é, como fazer e importância
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  Modelo de balancete: veja a estrutura ideal desse demonstrativo não obrigatório
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  Desconto de duplicatas: como alocá-las nas demonstrações?
                  Saiba mais
                  Veja mais detalhes
                  Ações em tesouraria no Balanço Patrimonial: como funcionam?
                  Saiba mais
                  ANALIZE

                  Quem Somos  
                  Clientes  
                  Blog  
                  Politica de Privacidade 
                  Termos de Uso

                  SOLUÇÕES

                  Gestão e Automação Contábil  
                  Gestão Jurídica  

                  CONTATO

                  Fale Conosco

                     62 3414-7343  
                      Av. Olinda, n° 960,
                  Ed. Trade Tower - sala 1709/12,
                  Park Lozandes, Goiânia-GO

                  Inscreva-se na nossa newsletter
                  E-mail cadastrado com sucesso

                  Você tem alguns erros no formulário!

                  E-mail cadastrado com sucesso
                  E-mail cadastrado com sucesso

                           

                  se inscreva na nossa newsletter
                  E-mail cadastrado com sucesso

                  Você tem alguns erros no formulário!

                  E-mail cadastrado com sucesso
                  E-mail cadastrado com sucesso

                  Copyright © 2025 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda Agência de Marketing Digital em Goiânia   Desenvolvido por Cerrado Propaganda Agência de Marketing Digital em Goiânia

                  Conteúdo Restrito

                  Digite a senha para acessar!