O objetivo da elaboração de um Rolling Forecast é fornecer um panorama mais próximo possível do futuro para as equipes de negócios planejarem e orçamentarem suas atividades.
Ele prega que uma boa previsão é determinada por sua flexibilidade e capacidade de evoluir de acordo com as mudanças nas condições, em vez de aderir às mesmas projeções iniciais ao longo do período financeiro.
Diante disso, as previsões contínuas são um primeiro passo sólido em direção ao planejamento e orçamento ágeis para organizações que buscam se tornar mais reativas e adaptáveis às mudanças. Dessa forma, esta técnica permite que as empresas projetem seu desempenho futuro com mais precisão, ajustando as previsões com base nas condições internas ou externas flutuantes à medida que surgem.
Continue a leitura e saiba mais sobre a metodologia. Confira até o final do artigo as seguintes informações:
- O que é Rolling Forecast?
- Em que se baseia a técnica de Rolling Forecast?
- Rolling Forecast vs orçamento tradicional
- Quais são as vantagens de adotar o Rolling Forecast?
- Como os Rolling Forecasts ajudam as equipes de FP&A?
- Como um software de gestão contábil pode ajudar?
Rolling Forecast é uma técnica de gestão orçamentária que usa a base de dados para prever números futuros e permitir que as organizações projetem resultados para orçamentos, despesas e outros dados financeiros com base em seus resultados anteriores.
No entanto, não se trata de um orçamento estático, e sim da criação de uma previsão contínua que seja usada para revisar e atualizar as premissas orçamentárias ao longo do ano. Tal prática, permite que as organizações adaptem planos e alocações de recursos com base em mudanças na economia, na indústria ou nos negócios.
Dessa forma, as previsões contínuas feitas pelo Rolling Forecast permitem que as organizações projetem resultados futuros com base em uma combinação de resultados financeiros reais acumulados no ano e o orçamento original, ou previsões atualizadas de receitas e despesas para períodos que virão.
Esse período de previsão pode se estender até o final do ano fiscal, mas, na maioria dos casos, o tempo geralmente se estende de 4 a 6 trimestres no futuro.
O Rolling Forecast se baseia em uma abordagem de adição/remoção à previsão financeira que cria novos períodos de previsão continuamente.
As empresas estabelecem um período definido, como trimestres ou meses, para atualizar suas previsões. No final de cada período, um novo período é adicionado à previsão, para que as empresas possam adaptar regularmente seu planejamento financeiro para refletir as tendências recentes.
O Rolling Forecast é uma previsão que é atualizada à medida que novos dados se tornam disponíveis. Isso significa que a previsão muda para refletir os dados mais recentes, em vez de usar um único ponto no tempo para fazer uma previsão.
Enquanto num orçamento tradicional a previsão não é atualizada à medida que novos dados se tornam disponíveis, ele usa um único ponto no tempo para fazer uma previsão, que pode ser imprecisa se novos dados forem disponibilizados após a criação desta projeção.
O Rolling Forecast é um documento que é constantemente atualizado para delinear um cenário mais preciso do desempenho futuro do seu negócio.
Ele considera as tendências atuais do consumidor, mudanças no setor e novos regulamentos e ajuda a publicar continuamente previsões atualizadas que preparam sua organização para possíveis reviravoltas.
Mas, talvez o maior incentivo do uso de Rolling Forecast seja o senso de responsabilidade que ele dá aos colaboradores envolvidos.
Ele ajuda a responder às questões críticas sobre o desempenho em relação às metas definidas. Além disso, oferece a possibilidade de encontrar o motivo por trás dos resultados, determinar se deve parar, dimensionar ou repetir as ações e ajustar seus planos e orçamentos de acordo.
Simplificando, o Rolling Forecast permite que você entenda o “porquê” por trás dos números e ajuda a transformar insights em ações do mundo real.
As previsões contínuas podem ajudar as equipes de FP&A, fornecendo uma visão mais precisa do desempenho futuro.
Ao usar dados anteriores para criar projeções para o próximo período, as previsões contínuas podem ajudar a identificar padrões de tendências e possíveis problemas que podem afetar os resultados futuros.
Isso permite que as equipes de FP&A planejem adequadamente e façam os ajustes necessários para garantir que atinjam suas metas.
- Leia também: FP&A Business Partnering: o que é, qual sua importância e princípios
Um bom software de gestão contábil integra processos e consolida informações, além de automatizar processos repetitivos, poupando tempo para que sua equipe passe mais tempo desempenhando tarefas estratégicas.
Mas a praticidade não é o único motivo para aderir a estas ferramentas. Afinal, também é indispensável que os dados apurados no planejamento e análise financeira sejam auditáveis.
Caso contrário, a organização pode cometer erros na gestão orçamentária, projeção de cenários, entre outras atividades que envolvem o seu desempenho financeiro.
- Leia também: Contabilidade digital: como se preparar para essa realidade
O Analize é um software de gestão contábil que oferece um panorama integral das suas demonstrações através de dashboards intuitivos para indicadores de performance financeira, integrado com as demonstrações individuais, consolidadas, demonstrações contábeis ou gerenciais.
Além disso, ele dá a você a chance de organizar, através de uma linha do tempo, os contratos e alterações societárias de cada empresa, tornando assim a consulta muito mais ágil e interativa.
A nossa missão é oferecer praticidade e segurança para que você possa estar sempre à frente das exigências legais e das tendências de mercado.
Quer saber como o Analize se encaixa nas necessidades do seu negócio? Clique aqui e converse com a nossa equipe.
Digite a senha para acessar!