As novas tecnologias e os frequentes avanços do setor empresarial impulsionam a criação de metodologias cada vez mais eficientes. Uma delas é a FP&A Business Partnering, que será o assunto principal deste conteúdo.
Cada vez mais presente nas organizações, o conceito de Business Partnering está ligado a parcerias e a atividades colaborativas.
Os principais propósitos deste método são alcançar um bom desenvolvimento e promover a satisfação dos envolvidos no negócio, interna e externamente.
Para isso, o profissional de FP&A Business Partnering deve fazer um planejamento integrado, analisar o impacto das ações e capacitar os setores através de inovação e de treinamento.
A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre FP&A Business Partnering. Continue a leitura e saiba:
- O que é FP&A Business Partnering?
- O que faz um Business Partner e quais são seus princípios
- A importância do Business Partnering
A sigla FP&A é a abreviação do termo em inglês para Financial Planning and Analysis, ou seja, um conjunto de atividades de planejamento e análise financeira.
Baseado em dados, o FP&A tem como objetivo de auxiliar as tomadas de decisões estratégicas para o crescimento do negócio, através da realização de previsões, orçamentos e observações sobre causas e efeitos nos atos da gestão contábil.
Também oriunda do inglês, a expressão Business Partnering traz uma ideia mais assistencial para o sistema contábil, em uma espécie de parceria de negócios.
Dessa forma, FP&A Business Partnering é uma tendência colaborativa para melhorar o relacionamento do FP&A com todo o time.
Para que a parceria entre a empresa e o Business Partner funcione, é fundamental que sejam traçados objetivos para que as partes possam formular, juntas, soluções específicas para aquela meta.
Continue a leitura e saiba qual a função do Business Partner no Financial Planning and Analysis Business Partnering.
- Leia também: 5 dicas essenciais para um FP&A eficiente
Dentro das lideranças do FP&A Business Partnering, o business partner assume um papel fundamental: o de motivar as equipes para que as necessidades do negócio sejam atendidas.
Essa função é diferente de um gestor de RH. Além das habilidades comportamentais, os profissionais devem ter aptidões analíticas e tecnológicas, com conhecimento de contabilidade digital.
Dentre as principais capacidades esperadas de um Business Partner estão a antecipação de riscos, a manutenção de relacionamentos saudáveis e a serenidade para lidar com posições de liderança.
O Business Partner se compromete a empoderar o time, a integrar a área de finanças aos demais departamentos e assumir funções essenciais em diferentes áreas, como mostraremos agora.
- Desenvolver e apresentar relatórios gerenciais;
- Projetar panoramas com base em estratégias e objetivos traçados, de acordo com o contexto interno e externo da empresa;
- Avaliar cenários potenciais para direcionar os investimentos e os recursos;
- Acompanhar as despesas;
- Fornecer, conforme dados financeiros, bons insights;
- Reportar resultados financeiros para a gestão e para a equipe de finanças.
- Alinhar a participação estratégica na empresa;
- Visualizar as informações e conectá-las de forma que possam ser identificadas tendências;
- Assumir uma postura voltada para soluções, visando melhorar os resultados;
- Utilizar a tecnologia a favor de sua liderança, sempre visando conquistar os objetivos;
- Consolidar os dados através das plataformas, contribuindo para que o FP&A tenha mais desenvoltura;
- Colaborar com as atividades-fim da organização, buscando soluções para aumentar o desempenho do negócio.
- Incentivar o desenvolvimentos das habilidades sociais, conhecidas como soft skills;
- Alocar os membros da equipe de forma dinâmica e flexível;
- Buscar estabelecer um ambiente de colaboração e confiança;
- Organizar ciclos de aprendizado;
- Dar feedbacks constantes;
- Estimular o aprendizado contínuo e a agilidade;
- Demonstrar engajamento para alcançar as metas;
- Aconselhar o time na hora da tomada de decisões complexas;
- Inserir clientes internos e externos nas ações estratégicas, com foco na produtividade e no crescimento.
- Para desenvolver todas as funções, o Business Partner deve ter criatividade, resiliência, iniciativa, inteligência emocional, organização e, principalmente, flexibilidade.
- Leia também: Controller financeiro: entenda as funções e habilidades desse profissional
A implementação do modelo de gestão Business Partnering é um importante diferencial competitivo, especialmente em relação a outros negócios que possuem somente o setor tradicional de Recursos Humanos (RH).
Com o FP&A Business Partnering, a comunicação passa a ser mais eficiente, tanto entre os colaboradores quanto nas demais estruturas hierárquicas da empresa.
O Business Partner, como vimos anteriormente, é uma figura estratégica nos negócios, com tempo hábil e qualificações para solucionar problemas que, por vezes, não entram no escopo dos supervisores e dos gestores de RH.
O profissional é capacitado para otimizar as entregas das mais diversas operações, como as financeiras, as comerciais ou até mesmo as de marketing.
Em parceria com os líderes de cada área, é possível olhar sob diferentes perspectivas, fazendo com que as ideias sejam complementares e com que os resultados sejam mais assertivos.
Agora que você já sabe o que é Business Partnering, acesse outros materiais gratuitos que podem te ajudar a entender melhor os conceitos da gestão contábil. Entre na nossa página e confira todas as funcionalidades que o software de gestão contábil Analize oferece.
- Leia também: xP&A: saiba sobre o conceito e o futuro do planejamento e análise financeiros
Digite a senha para acessar!