Se você acompanha o nosso blog, já deve saber que os pronunciamentos contábeis não são novidade por aqui. Essas orientações técnicas são essenciais para empresas que fazem ou desejam fazer operações em moeda estrangeira, além de atrair investimentos internacionais.
Responsáveis pela “tradução” da contabilidade brasileira para a internacional, cada CPC possui um papel distinto. No texto de hoje, vamos te ajudar a compreender o CPC 02, e a sua importância na compreensão das transações do Brasil para o exterior e vice-versa.
Imagine um cenário em que uma determinada empresa possui operações no exterior. Como essa empresa vai incluir as referidas movimentações financeiras em seus demonstrativos contábeis? Para facilitar a compreensão e evitar a incompatibilidade dos dados, é importante que todos estejam esclarecidos em uma mesma “linguagem contábil”.
Por isso, um dos objetivos do CPC 02 é determinar como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil.
Além de definir a metodologia de conversão das demonstrações contábeis de entidade no exterior para a moeda de apresentação das demonstrações contábeis no Brasil — tanto para fins de registro da equivalência patrimonial, como para fins de consolidação integral ou proporcional das demonstrações contábeis, há os cenários em que empresas brasileiras precisam prestar contas para sócios, investidores ou potenciais investidores. Nesses casos, o papel do CPC 02 é o de converter as demonstrações contábeis de entidade no Brasil em outra moeda.
Ao elaborar o seu CPC 02, você irá se deparar com alguns termos. São eles:
Agora que você já sabe mais sobre o CPC 02, vamos dar uma revisada em seus pontos principais?
Como pudemos observar anteriormente, o objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) é oferecer melhores maneiras de converter as demonstrações contábeis para a moeda de apresentação.
Além disso, essa conversão também pode ser utilizada para orientar empresários e contadores sobre como consolidar negócios em moeda estrangeira e operações no exterior às demonstrações contábeis.
Em alguns cenários, verificamos as variações cambiais. Sendo os mais comuns:
Nesses casos, as variações cambiais não devem ser reconhecidas na demonstração do resultado. Isso porque as flutuações das taxas de câmbio têm pouco ou nenhum efeito direto sobre os fluxos de caixa atuais e futuros das operações, salvo nos casos de operações de importação, exportação e de adiantamentos de contratos de câmbio (ACC).
Para garantir que isso seja cumprido, o CPC 02 exige que cada entidade, seja ela única, com operações no exterior (como uma controladora), ou uma entidade no exterior (como uma controlada ou filial), deve designar sua moeda operante.
Dessa forma, o CPC 02 orienta que os resultados de cada entidade individual devem ser convertidos para a moeda em que a entidade que reporta a informação apresenta suas demonstrações contábeis.
Em suma, o CPC 02 deve ser aplicado:
Além da agilidade, um bom software de gestão contábil ajuda você a automatizar processos repetitivos, exibe seus indicadores em gráficos intuitivos e de fácil compreensão, agilizam a consolidação contábil e melhoram a comunicação da contabilidade com os demais setores da empresa.
O Analize, além de trazer todos esses benefícios, também possui funcionalidades desenvolvidas seguindo as orientações dos CPCs.
Com o Analize é possível converter saldos e ajustar as práticas para elaboração da Demonstração Individual ou para compor uma Demonstração Consolidada a partir de balancetes em moeda estrangeira.
Além disso, ele também facilita a conversão para diferentes moedas e práticas contábeis das Demonstrações já cadastradas na plataforma.
Esta ferramenta permite que o usuário consolide as demonstrações contábeis de uma controladora, ainda que suas controladas tenham diferentes planos de contas, bancos de dados, sistemas contábeis ou setores de atuação.
Esse é um recurso de aglutinação de demonstrações individuais parametrizado de acordo com a necessidade do cliente. Sendo totalmente focado no atendimento ao CPC 44 ou formação de clusters para análises de região, setor de atuação ou nicho de mercado.
Digite a senha para acessar!