O papel da metodologia ágil na área financeira e contábil

Você já ouviu falar em metodologia ágil? Ela é um sistema estratégico que busca organizar as informações contábeis e financeiras para trabalhá-las com mais exatidão e rapidez.

Por ser um instrumento de apoio tão importante, preparamos um conteúdo especial só sobre o assunto. Continue a leitura e confira:

- O que são as metodologias ágeis e para que servem

- As vantagens de aplicar métodos ágeis na contabilidade

- Como colocar as metodologias em prática?

 

O que são as metodologias ágeis e para que servem

Como adiantamos ainda nas primeiras linhas, as metodologias ágeis são estratégias para otimizar a gestão contábil não só de empresas como também de escritórios da área financeira.

O próprio nome, metodologia ágil, ou metodologia agile, já adianta sua função: agilizar ações. Como consequência, é possível otimizar projetos e atividades diárias para melhorar os resultados finais.

Para que haja esse progresso, as divisões dos programas são feitas em ciclos menores, através da criação de subprojetos.

Na conclusão de cada uma das etapas, é realizada uma apresentação dos resultados, com a análise detalhada de cada um deles e a discussão do desenvolvimento necessário para iniciar o próximo ciclo.

Apesar de estar muito ligada à contabilidade, a metodologia ágil é aplicada em diversos outros pontos, independente do tipo de atividade, como o agile marketing, por exemplo.

Nas áreas em que a gestão ágil é empregada, são traçados os seguintes objetivos:

- Criar ciclos menores e complementares, em que o término de uma etapa coincida com o início da seguinte;

- Acompanhar continuamente os ciclos e detalhar as fases de cada um;

- Incentivar o contato constante entre todos os envolvidos nos programas, sejam eles gestores ou colaboradores;

- Entregar resultados mais rápidos, de acordo com os objetivos de cada ciclo;

- Flexibilizar o propósito final dos projetos, que podem ser mais maleáveis após a identificação de pontos de melhorias;

- Aumentar a capacidade de adaptação depois da análise dos resultados das etapas.

A intenção da metodologia ágil é, portanto, fazer com que o time trace planos mais fluidos e colaborativos, compartilhando as responsabilidades para garantir maior precisão nas entregas dos resultados.

 

As vantagens de aplicar métodos ágeis na contabilidade

O aumento da produtividade é o benefício mais imediato da implementação das metodologias ágeis. Os profissionais focam em atividades mais específicas, tornando-se mais especializados e eficientes.

Essa dinâmica faz com que seja possível identificar as evoluções e falhas, fazendo com que as decisões sejam tomadas com mais assertividade.

A rápida correção dos erros, que ajuda a reduzir os custos, também pode ser decorrente da utilização dos recursos da contabilidade digital, que promove a automatização e a otimização dos processos.

No setor financeiro, a metodologia ágil ainda ajuda no controle de todas as entradas e saídas dos sistemas contábeis, fazendo com que o departamento consiga identificar e controlar inadimplências.

Outra vantagem da metodologia ágil é a melhoria da comunicação entre as equipes, que reflete não só na diminuição dos ruídos internos, mas também no aumento do nível de satisfação do cliente.

 

Como colocar as metodologias em prática?


Agora que você já sabe como funcionam as metodologias ágeis e quais são as vantagens de implementar essas estratégias de gestão, é hora de saber como colocar o sistema em prática.

Separamos algumas dicas de ouro para você seguir e garantir o sucesso das suas operações. Veja a seguir:

 

1. Defina uma metodologia

Existem diferentes formas de conduzir a gestão de uma empresa, e a melhor delas é a que se adequa às suas necessidades específicas. Conheça os três principais modelos e veja como é feita a divisão de cada um:

- Scrum: divisão de projetos em sprints, que são ciclos curtos com duração de 1 a 4 semanas;

- Smart: estruturação de metas em 4 princípios: Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-related (temporária);

- Kanban: tarefas divididas por prioridades, definidas através da determinação de pontos essenciais para o desenvolvimento de cada etapa. Um ciclo só começa quando o anterior é concluído.

É importante ressaltar que, além de escolher a metodologia mais apropriada, é fundamental capacitar sua equipe para que ela entenda os conceitos do programa de gestão e saiba usar as ferramentas de maneira correta.

Ao investir em treinamentos, a empresa garante que todos tenham condições de trabalhar de maneira alinhada ao método, aumentando as chances de os resultados serem positivos.

2. Acompanhamento do processo através de um bom sistema


O monitoramento de cada etapa, bem como de seus resultados, é fundamental para que o processo seja bem sucedido.

Esse acompanhamento deve ser feito pelos gestores desde a fase de implementação das metodologias ágeis, garantindo que todos os estágios sejam concretizados da melhor maneira possível.

Utilize as dicas apontadas ao longo do nosso conteúdo e desfrute dos benefícios de implementar programas em ciclos. Para agilizar ainda mais os processos através da metodologia ágil, conte com um bom sistema de gestão.

O Analize é uma software de gestão contábil 100% online que oferece ferramentas práticas e seguras para tornar sua gestão contábil ainda mais ágil e inteligente. Conheça o Analize e veja todos os benefícios de usar a plataforma.

- Leia também: O desafio de otimizar o tempo nas análises financeiras

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda