Sente que os investimentos do seu negócio não têm sido empregados corretamente? Pode parecer erro de principiante, mas, infelizmente, é o que mais vemos por aí.
A empresa se organiza, escolhe os objetivos para o próximo período, prepara um planejamento estratégico para o negócio. Mas na hora de colocar em prática, não consegue garantir que os investimentos e despesas acompanhem o previsto. Ou pior, resulta em uma gestão financeira totalmente desalinhada com os objetivos e planos do negócio.
Esse tipo de descuido é extremamente prejudicial para as empresas. Afinal, na maioria das vezes, tem como consequência principal orçamentos superfaturados e com muitos gastos supérfluos.
Em cenários como esse, o Orçamento Base Zero (OBZ) aparece como a metodologia mais adequada para recalcular a rota e ajudar o negócio a conter seus prejuízos.
Nesse artigo você vai aprender:
O Orçamento Base Zero é um método de projeção financeira que projeta receitas, despesas e custos, deixando de fora os exercícios anteriores do negócio.
Ou seja, enquanto a maioria dos orçamentos considera que as receitas, despesas, custos e investimentos do exercício anterior serão repetidos no seguinte, o que não é necessariamente verdade. Por isso, o OBZ parte do zero.
Através do OBZ, gestores financeiros podem organizar e controlar de maneira mais assertiva os gastos do empreendimento, eliminando as famosas “gordurinhas” do orçamento e oferecendo ao executivo dados mais concretos para avaliações de solicitações futuras.
Para isso, o Orçamento Base Zero analisa as premissas de cada receita, despesa, custo e investimento, considerando sempre as necessidades estratégicas da empresa para estabelecer suas bases orçamentárias.
Sem dúvida, a principal vantagem do Orçamento Base Zero é a facilidade para identificar gastos supérfluos, uma vez que para realizar o OBZ corretamente, o gestor precisa analisar cada indicador financeiro detalhadamente. E, a partir daí, liberar orçamento para investir em pontos mais estratégicos que haviam sido deixados de lado.
Além disso, essa metodologia ajuda os gestores financeiros a aprofundarem seus conhecimentos sobre os planos macro da empresa, o que impacta diretamente na qualidade dos planos departamentais e orçamentos elaborados.
Outras vantagens que não podem ser esquecidas são:
Sabe qual é o erro mais cometido em relação ao Orçamento Base Zero? Achar que ele só deve ser aplicado aos gastos e despesas! Esse cálculo é uma ferramenta que traz muitos benefícios para qualquer etapa da gestão orçamentária.
Você pode utilizá-lo para:
É muito comum que as equipes comerciais considerem apenas os resultados do último ano para projetar o cenário do próximo período. No entanto, esse hábito impede a identificação detalhada dos canais de distribuição, o que pode resultar em investimentos incompatíveis com a performance.
Você sabe quais de seus produtos geram bons resultados? Eles estão alinhados com o mercado e as expectativas de seus clientes? O OBZ pode gerar insights interessantes para você.
Sabe aquele investimento recorrente que você faz, mas nem se lembra por quê? Pois é, o OBZ te ajuda a identificar e eliminar. Ele garante que seus investimentos operacionais sejam destinados a aquisições que tenham um destino específico.
Logo, se os itens não estiverem alinhados com a estratégia não são necessários e podem ser dispensados.
Já percebeu que, quanto maior é o negócio, mais ineficiente é a alocação de pessoas? O OBZ é um recurso que pode ajudar a corrigir esse tipo de problema.
Isso porque ele permite a identificação de funcionários subutilizados e lacunas em áreas da empresa que estão com necessidade de pessoal e ao mesmo tempo.
Se você chegou até aqui deve estar se perguntando: será que eu devo aplicar o OBZ na minha empresa? Depende.
Se seu negócio é novo ou se você não possui uma base histórica para o seu empreendimento, não têm como escapar do OBZ.
Mas, em negócios mais consolidados, o ideal é realizar uma rodada do OBZ a cada três ciclos orçamentários. Pois dessa forma é possível mesclar os dados do OBZ com aqueles obtidos através da base histórica.
No entanto, utilizando o OBZ ou não, é importante lembrar que não existe modelo perfeito. Então estude o cenário econômico do seu negócio bem como a volatilidade do mercado de atuação além das legislações para escolher a metodologia que mais faz sentido para você.
Será que sua equipe sabe quais atividades são fundamentais para o negócio? Muitos empreendimentos mantêm por anos departamentos que só geram custos.
Por isso, é importante que antes mesmo de aplicar o Orçamento Base Zero você faça uma lista definindo suas prioridades. Encontrou algo que não é relevante? Elimine!
Não tenha medo de parecer chato ao tirar dúvidas! Não entendeu um indicador? Converse com os responsáveis até entender a real importância daquilo para a organização.
O Analize é um software de gestão contábil desenvolvido para ajudar você a oferecer serviços de contabilidade de forma ágil e inteligente.
Com uma plataforma 100% em nuvem, ele possui funcionalidades capazes de otimizar processos internos e entregar cada vez mais qualidade e agilidade nas atividades contábeis.
Além disso, ela também facilita a consolidação de processos e informações, conferindo a autonomia que a sua equipe precisa para realizar um bom Orçamento Base Zero, sem depender de informações de terceiros.
Tudo isso sem nunca abrir mão da segurança nas informações, comodidade, gestão facilitada, governança corporativa, modernidade e transparência.
Digite a senha para acessar!