Planejamento financeiro: entenda a importância da contabilidade para o procedimento

Quando você idealizou o seu negócio, você tinha um sonho, certo? Para alguns pode ser ir além das fronteiras do Brasil, se tornar referência no mercado, ser conhecido pela qualidade. E, alguns mais ambiciosos, dirão que sonham com esses três objetivos.

Seja qual for o sonho que te inspira e impulsiona, sabe o que ele compartilha com esses que citamos? Ele requer investimento!

Não se engane, todas as decisões que você toma em relação ao seu negócio envolvem dinheiro. E é justamente aqui que entra o planejamento financeiro.

Ele vai te ajudar a analisar os cenários, nortear decisões, além de guiá-lo rumo a expansão do seu negócio. Continue lendo e confira as seguintes informações sobre o assunto:

- O que é o planejamento financeiro de uma empresa?

- Por que você deve fazer um planejamento financeiro?

-  Como fazer um bom planejamento?

- Demonstrações contábeis fundamentais para o planejamento financeiro

- Como um software de gestão contábil pode ajudar no planejamento financeiro?

 

O que é o planejamento financeiro de uma empresa?

O planejamento financeiro é a ferramenta através da qual são definidas as metas financeiras da empresa. Ou seja, seus números vão determinar as expectativas de crescimento do negócio a curto, médio e longo prazo.

Isso porque ele possibilita a projeção de dados financeiros que contextualizam os objetivos estabelecidos no seu plano de negócios.

No entanto, para que os números do seu planejamento financeiro reflitam a verdade, você precisa incluir números contábeis. Tenha em mente que isso não quer dizer apenas copiar e colar os números.

Significa que você deve analisar os dados, pensar nos objetivos do negócio e entender quais cortes de investimentos podem e devem ser feitos em cada área.

 

Por que você deve fazer um planejamento financeiro?

Um bom planejamento financeiro inclui a projeção de dados como despesas e receitas esperadas para o período. E através dessa projeção é possível criar cenários e determinar metas relacionadas com os objetivos da empresa.

Dessa forma, quando aliamos os números obtidos através do planejamento a uma análise de mercado bem feita, além de estudos como experiência do cliente e alinhamento com os objetivos da empresa, temos uma ferramenta estratégica perfeita!

 

Como fazer um bom planejamento?

Agora que você sabe da importância do planejamento financeiro está na hora de entender quais tarefas são indispensáveis para garantir que ele cumpra seu papel. Listamos aqui algumas tarefas que você pode começar a aplicar já!

 

1. Análise contextual dos dados

Um dado não significa nada sem seu contexto. E a importância dessa informação adicional fica ainda mais relevante quando levamos em conta que cada empresa é única.

Portanto, o primeiro passo do seu planejamento financeiro é a análise detalhada da realidade do seu negócio. Ela deve incluir variáveis financeiras e mercadológicas (diferenciais competitivos, dificuldades, concorrência, entre outras).

A análise de demonstrações contábeis ainda é um desafio? Não deixe de conferir o artigo: Análise das demonstrações contábeis: principais tipos e como fazer

 

2. Projete cenários diferentes

O mundo das finanças é tudo, menos estável. Num dia a maré que está a seu favor pode virar e te jogar para baixo. Assim como o oposto também pode acontecer. E, um bom planejamento financeiro deve considerar os efeitos dessas possibilidades.

Sendo assim, você deve projetar ao menos 3 cenários possíveis:

- Cenário otimista:  ​Nele você deve mapear a sua capacidade de produção para entender quanto você pode vender sem prejudicar a qualidade da sua entrega. Ele também deve incluir os investimentos necessários para que o seu negócio possa precisar, caso a demanda aumente muito.

- Cenário realista: Aqui você vai analisar até que ponto a sua empresa consegue se manter de maneira sustentável caso o cenário atual persista.

- Cenário pessimista: ​Quais são os principais riscos aos quais a sua empresa está sujeita? Seus principais desafios? Concorrentes? Conhecer bem suas fraquezas e ameaças vai te ajudar a saber como reagir caso o pior aconteça.

 

3. Tenha metas e planos de ação claros

Sonhar com o crescimento do seu negócio é muito bonito, mas para esse sonho virar realidade você precisa ter metas e planos de ação tangíveis. Use os resultados dos passos anteriores para pensar nas suas metas (para cada um dos cenários).

Agora, pense nos seus processos e estrutura para saber o que você precisa para sair de onde está e chegar onde deseja.

- Leia também: Plano de contas: o que é e como estruturar um para sua empresa

 

5. Planejar é revisar

Seu planejamento é um guia, não um escrito talhado na pedra. Viu que algum cenário está muito distante da realidade? Adeque os dados. Acompanhe periodicamente o seu planejamento para garantir a sua efetividade. 

 

Demonstrações contábeis fundamentais para o planejamento financeiro

O seu planejamento financeiro precisa dos dados disponíveis em 3 demonstrações contábeis fundamentais: a DRE, a projeção do fluxo de caixa e o Balanço Patrimonial.

Você vai usar as informações divulgadas nesses relatórios contábeis para encontrar as receitas, despesas e lucros para um determinado período. De forma que: Receita – Tributos – Custos – Despesas = Lucro (Prejuízo).

 

Outras informações financeiras relevantes

Se você também utiliza o seu planejamento financeiro como ferramenta para captação de investimentos, utilizar apenas estes demonstrativos financeiros pode não ser o suficiente.

Em alguns casos, pode ser interessante complementar as informações com a aplicação de dados empresariais a outros índices e fórmulas que revelem a margem de lucro.

 

Como um software de gestão contábil pode ajudar no planejamento financeiro?

Considerando tudo o que vimos até aqui, não é difícil perceber que quanto mais completo for o planejamento financeiro, mais preciso e útil ele será. 

Um bom software de gestão contábil facilita a integração das informações, automatiza a geração de relatórios e ainda fornece gráficos de fácil entendimento para a sua análise.

Com ele fica fácil consultar o fluxo de caixa e demais demonstrações contábeis, sem depender da disponibilidade de colaboradores, nem correr o risco de examinar dados incorretos.

 

Não planilhe, Analize!

O Analize é um software de gestão contábil que oferece um panorama completo das suas demonstrações através de dashboards intuitivos para indicadores de performance financeira, integrado com as demonstrações individuais, consolidadas, contábeis ou gerenciais.

Além disso, ele elimina a necessidade de ajustes manuais, permite que você cadastre modelos de apresentações contábeis personalizados, uniformize a apresentação de balanço patrimonial e muito mais.

Ou seja, é tudo o que você precisa para simplificar seus processos de análise de resultados, poupando tempo e oferecendo resultados mais precisos. Pronto pra dar adeus às planilhas complicadas e tarefas repetitivas? Clique aqui e troque uma ideia com a nossa equipe!

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda