Com a instituição dos Comitês de Pronunciamento Contábeis, entrou em vigor no Brasil o CPC 46.
Este pronunciamento é responsável por definir valor justo, além de estabelecer um cálculo único para a sua mensuração e divulgação.
Quer entender melhor como funciona esse cálculo e qual é a importância do valor justo para as empresas? Continue a leitura!
Do inglês fair value, valor justo é definido pelo CPC 46 como preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo.
É importante destacar que tratam-se de transações não forçadas. Isso significa que o preço não deve considerar uma venda emergencial para liquidar uma dívida.
Outro ponto importante importante é que o valor justo deve privilegiar a avaliação baseada em mercado. Não em uma avaliação baseada nos critérios internos da empresa.
Por isso, é correto afirmar que valor justo é um valor combinado entre as partes. Que agem pensando em seu melhor interesse, em uma transação sem favorecimento e que não se caracteriza como uma transação forçada.
A avaliação a valor justo pode ser utilizada para ativos financeiros e para bens. Sendo assim, pode ser usada para:
Para que seja feita a avaliação do valor justo, todas as partes interessadas devem conhecer o negócio. Além disso, tudo o que envolve a negociação deve ser analisado de acordo com o mercado naquele momento.
Ela deve atender a três níveis hierárquicos de avaliação. São eles:
Para uma boa análise, é recomendável utilizar o nível 1 e 2 na hierarquia, deixando o nível 3 como última opção.
Ao analisar, o profissional deve identificar quais são os ativos e passivos envolvidos. Caso seja necessário, deve-se averiguar qual é o melhor método para ativos não financeiros. Encontrar qual é o mercado mais vantajoso e qual é a técnica de avaliação mais apropriada para cada caso.
Por exemplo, no caso de uma ação, sua avaliação deve ser feita na Bolsa de Valores.
Podem parecer semelhantes, mas têm definições distintas. Pois, enquanto o valor justo é mensurado a partir da pesquisa de mercado, o valor de mercado é o valor mensurado por pesquisa de mercado.
Como vimos anteriormente, o valor justo tem como principal característica as duas partes serem conhecedoras das questões que envolvem a transação.
Já o valor de mercado se apresenta em condições diferentes. E, refere-se ao valor que leva em consideração a situação apontada pelo mercado.
Gostou? Pode ser que você também se interesse por: O que é CAGR? Saiba tudo sobre a taxa de crescimento anual composta.
Digite a senha para acessar!