Valor justo: por que a aplicação desse indicador é bom para os negócios?

 

Valor justo na contabilidade é o termo utilizado para analisar as opções de ações disponíveis no mercado

 

Com a instituição dos Comitês de Pronunciamento Contábeis, entrou em vigor no Brasil o CPC 46

Este pronunciamento é responsável por definir valor justo, além de estabelecer um cálculo único para a sua mensuração e divulgação.

Quer entender melhor como funciona esse cálculo e qual é a importância do valor justo para as empresas? Continue a leitura!

 

Afinal, o que é valor justo?

 

Do inglês fair value, valor justo é definido pelo CPC 46 como preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo. 

É importante destacar que tratam-se de transações não forçadas. Isso significa que o preço não deve considerar uma venda emergencial para liquidar uma dívida.

Outro ponto importante importante é que o valor justo deve privilegiar a avaliação baseada em mercado. Não em uma avaliação baseada nos critérios internos da empresa.

Por isso, é correto afirmar que valor justo é um valor combinado entre as partes. Que agem pensando em seu melhor interesse, em uma transação sem favorecimento e que não se caracteriza como uma transação forçada.

 

Principais usos da avaliação a valor justo

 

A avaliação a valor justo pode ser utilizada para ativos financeiros e para bens. Sendo assim, pode ser usada para:

  • ações;
  • títulos e valores mobiliários;
  • combinações de negócios;
  • teste de Impairment;
  • reavaliação de ativos;
  • reconhecimento de receitas;
  • ativos biológicos e etc.]

 

Como é feita a avaliação do valor justo?

 

Para que seja feita a avaliação do valor justo, todas as partes interessadas devem conhecer o negócio. Além disso, tudo o que envolve a negociação deve ser analisado de acordo com o mercado naquele momento.

Ela deve atender a três níveis hierárquicos de avaliação. São eles:

  1. Preços cotados em um mercado ativo (ativos e passivos idênticos);
  2. Preços cotados em um mercado ativo (produtos similares);
  3. Itens não observáveis, como projeções e volatilidade histórica.

Para uma boa análise, é recomendável utilizar o nível 1 e 2 na hierarquia, deixando o nível 3 como última opção.

Ao analisar, o profissional deve identificar quais são os ativos e passivos envolvidos. Caso seja necessário, deve-se averiguar qual é o melhor método para ativos não financeiros. Encontrar qual é o mercado mais vantajoso e qual é a técnica de avaliação mais  apropriada para cada caso.

Por exemplo, no caso de uma ação, sua avaliação deve ser feita na Bolsa de Valores.

 

Qual é a diferença entre valor justo e valor de mercado?

 

Podem parecer semelhantes, mas têm definições distintas. Pois, enquanto o valor justo é mensurado a partir da pesquisa de mercado, o valor de mercado é o valor mensurado por pesquisa de mercado.

Como vimos anteriormente, o valor justo tem como principal característica as duas partes serem conhecedoras das questões que envolvem a transação. 

Já o valor de mercado se apresenta em condições diferentes. E, refere-se ao valor que leva em consideração a situação apontada pelo mercado.

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