Na hora de fazer aplicações, uma das principais preocupações dos investidores é garantir o retorno de seus investimentos.
Afinal, bons investidores só colocam dinheiro onde eles identificam uma boa rentabilidade. Vários indicadores podem ser utilizados durante a fase de consideração, mas o Weighted Average Capital Cost (WACC) é o mais confiável.
Isso porque através dele é possível prever o lucro em cima do capital investido.
Além disso, o WACC também consegue destacar quanto do lucro está comprometido com o pagamento de credores. Portanto, o indicador atua sinalizando situações de risco, o que ajuda a evitar o endividamento.
WACC é a sigla utilizada para representar o termo em inglês Weighted Average Capital Cost. Ou Custo Médio Ponderado de Capital, em português. Através do cálculo do WACC, é possível estimar o custo conjunto do capital levantado por uma companhia.
Esse capital pode ter como origem fontes internas, como os acionistas da companhia, ou fontes externas, como os bancos. Independente da fonte do crédito, o investimento não é um donativo.
Ou seja, precisa ser devolvido para os credores, respeitando as condições impostas (que na maioria das vezes são os juros).
Imagine que uma empresa deseja expandir um projeto ou departamento. Ao contrário do que muitos pensam, isso não significa que os gestores vão direto para o cofre pegar os recursos necessários para a ampliação.
Logo, nos casos em que a empresa desejar expandir um projeto ou área de atuação, que exija investimentos iniciais, ela vai buscar um financiamento.
Ele pode ser feito a partir de dois tipos de fonte:
No entanto, deve-se ter em mente que cada uma dessas fontes oferece um custo diferente ao capital.
Ou seja, por mais que o valor do empréstimo seja o mesmo, eles vão representar custos diferentes para o negócio. E, através do WACC, é possível calcular a relação entre essas origens.
Com base no que já vimos até aqui, podemos presumir que: o WACC serve para medir o índice de retorno de um investimento. Ou, olhando por um ângulo diferente, ajudar investidores a medirem uma oportunidade.
Ou seja, através do WACC, é possível compreender o potencial que um empreendimento tem de gerar um spread econômico positivo. Que, por sua vez, pode ser verificado ao calcular a diferença entre o Retorno Sobre Investimento (ROI) e o WACC, que, nesses casos, deve ser sempre inferior ao ROI, gerando assim o EVA.
Para encontrarmos o valor de WACC precisamos dos seguintes indicadores:
Acompanhar tantos indicadores e cálculos nunca é uma tarefa fácil. Mas você não precisa lidar com ela sozinho!
O Analize é um software de automação contábil que possui uma plataforma 100% em nuvem e responsiva. Ele permite que sua equipe consulte dados, faça atualizações e gere relatórios a partir de qualquer dispositivo móvel.
Além disso, ele possui a tecnologia necessária para consolidar processos e informações, ajudando você a substituir planilhas e tarefas manuais por automações ágeis e inteligentes.
Outra vantagem, é que o Analize facilita o acompanhamento dos indicadores que compõem o WACC, possibilitando a geração de gráficos e relatórios intuitivos, que tornam as informações mais compreensíveis e precisas.
Isso permite que você e a sua equipe usem o tempo disponível para focar na estratégia e gerar ainda mais valor para a empresa!
Digite a senha para acessar!