O consumidor mudou. Ele está cada vez mais preocupado em comprar produtos e contratar serviços das empresas que investem em ações para ajudar a sociedade, preservar ou diminuir os impactos do negócio no meio ambiente. O papel do Balanço Social, que deve ser produzido pelos contadores, é trazer transparência sobre essas práticas.
Se você precisa produzir um relatório desse tipo em breve, o nosso convite é que você leia esse artigo. Vamos trazer dicas fundamentais para começar a fazê-lo!
Pode ser que a empresa que você trabalhe tenha essas ações bem estruturadas. Caso não possua, pelo menos, ouviu falar em ESG. Essa sigla que, em inglês, vem de Environmental, Social and Governance (ESG) significa três pilares importantes: ambiental, social e governança.
O que esse conceito traz é um conjunto de práticas que a companhia deve tomar para:
O papel dos contadores é auxiliar a planejar, implementar e acompanhar essas ações. Realizar as análises para verificar o que pode ou não ser feito de ESG.
O Balanço Social é um relatório que deve informar quais foram os impactos e resultados ambientais, econômicos e sociais da empresa ao longo do ano. Não é uma demonstração contábil obrigatória, logo as companhias podem optar por produzi-lo ou não.
É muito comum que negócios de grande porte criem esse documento, principalmente, para demonstrar transparência e prestar contas sobre as suas práticas para colaboradores, clientes, acionistas, governo, etc.
Também chamado de Demonstração do Resultado Social ou Relatório de Responsabilidade Social, ele complementa outros dois documentos importantes da área contábil, como:
O ideal é que as informações contidas no Balanço Social sigam as orientações da NBC-T 15 aprovada pela resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 1.003/04.
Cada vez mais, os consumidores anseiam por marcas transparentes e realmente engajadas com a sociedade e o meio ambiente. É nessa tarefa que o Balanço Social tem a sua importância. Veja alguns benefícios de investir nesse relatório na sua empresa:
Muitos países têm requisitos legais relacionados à divulgação de informações sociais e ambientais. Quando se faz um Balanço Social bem feito, ajuda a cumprir com as obrigações e a evitar possíveis sanções.
Verifica qual está sendo o real impacto - e os pontos de melhorias - dessas atividades.
O relatório capta riscos ambientais e sociais que podem atingir a reputação e a estabilidade da empresa. A partir dessas informações, é possível agir para evitá-los.
Os dados do Balanço Social podem ajudar a identificar oportunidades de investimento socialmente responsável.
Informa como a empresa está contribuindo de forma transparente para a sociedade e o meio ambiente.
É muito importante que o contador produza o Balanço Social levando em conta o conteúdo indicado pela NBC-T 15 aprovada pela Resolução CFC nº 1.003/04. Veja algumas informações que não podem faltar no seu relatório:
A companhia deve divulgar a riqueza produzida e distribuída de acordo com o relatório conhecido como Demonstração do Valor Adicionado, conforme especificado na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) T 3.
Deve incluir, então, informações sobre a receita gerada, os custos e as despesas associados à produção e distribuição de bens e serviços, entre outros.
O Balanço Social deve incluir informações sobre salário bruto - dividido por colaboradores, administradores, terceirizados e autônomos - e a proporção entre a remuneração mais alta e a mais baixa da companhia.
Deve informar também sobre os benefícios oferecidos, composição do quadro de funcionários e as ações trabalhistas movidas contra a empresa.
Nesse tópico do Balanço Social, você deve incluir dados sobre como a empresa se relaciona com a comunidade local, seus clientes e fornecedores, incluindo quaisquer benefícios resultantes dessa interação.
Veja quais dados você deve incluir sobre cada um desses tópicos:
Você deve abordar no Balanço Social como a empresa interage e impacta o meio ambiente em suas operações. Isso pode incluir políticas, práticas de conservação, medidas de redução de impacto ambiental, entre outros.
Segundo a NBC-T 15, o que você deve incluir no relatório são os investimentos e gastos, com:
Também é importante incluir no relatório quantos processos ambientais a companhia sofreu, quanto de dinheiro a companhia pagou em indenizações relacionadas ao meio ambiente, entre outras informações. Além desses tópicos, você pode incluir outros que julgar necessários.
O ideal é que você produza o Balanço Social regularmente. Se possível, pelo menos, uma vez ao ano.
Não existe um modelo específico de Balanço Social, porque não há uma regulamentação contábil que informe como deve ser a estrutura do relatório. Geralmente, as empresas se baseiam em um desses três modelos do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Global Reporting Initiative (GRI) e Instituto Ethos.
O primeiro item é o compromisso com a honestidade. Os dados precisam refletir a realidade do negócio. Veja algumas boas práticas que podem te ajudar:
Antes de começar a elaborar o Balanço Social, pense no que você quer mostrar. Ter essa consciência te dará uma direção na hora de preparar o documento. Depois, defina qual será o período avaliado: anual, semestral, trimestral, etc.
Esse ponto também é fundamental para o sucesso da elaboração do seu Balanço Social. A partir dos objetivos definidos, escolha as métricas e indicadores que vão mostrar se as ações foram bem ou mal sucedidas. Alguns exemplos são:
Além desses que listamos, existem várias outras métricas e indicadores que você deve ficar de olho.
Para tornar o seu relatório mais organizado, separe os dados em categorias, como: Geração de distribuição de riqueza, Recursos Humanos, entre outros.
O ideal nesse caso é que você use métodos e fórmulas que consigam realmente fazer os cálculos dos indicadores. Em seguida, faça uma análise para verificar quais foram as tendências, o que está sendo bem sucedido e o que precisa ser melhorado na companhia.
Um ponto muito importante: os dados que você coloca nesse relatório devem ter toda a possibilidade de serem confirmados em uma possível auditoria externa.
Com os dados em mãos, é a hora de compilar todas essas informações que você encontrou. Escreva de uma maneira clara e acessível e evite os jargões. Fique à vontade para usar diversos recursos visuais, como: tabelas, imagens e gráficos.
Para te inspirar, você pode ver como é o Balanço Social da Embrapa e Petrobrás.
O Balanço Social pode ser um documento de interesse não só de acionistas como também de colaboradores, clientes, etc. Então, ao final da elaboração do relatório, publique-o nos canais da sua empresa. Pode ser no site, intranet ou qualquer outro meio de comunicação possível.
O Analize é um software 100% na nuvem que tem tudo para deixar a consolidação dos dados contábeis ainda mais fácil. Encontre em um só lugar: uma plataforma para cadastrar os principais modelos de demonstrações contábeis, para configurar as automações e checks das notas explicativas, acompanhar indicadores financeiros e muito mais!
Digite a senha para acessar!