Educação financeira nas empresas: desafios e como implementar

Quando pensamos na gestão é comum pensar nos processos e esquecer o fundamental, as pessoas. Por isso, às vezes deixamos de aproveitar os benefícios de atos simples como a educação financeira nas empresas.

Parece bobagem, mas uma boa organização financeira resulta em colaboradores mais motivados, menos estressados, e, consequentemente, mais produtivos.

E a urgência para iniciativas como essa fica ainda mais evidente quando olhamos para os dados levantados pela pesquisa do Instituto Axxus publicada em 2021. O estudo revelou que 76% dos brasileiros não administraram bem suas finanças pessoais durante a pandemia.

Mas como implementar a cultura de educação financeira nas empresas e quais são seus desafios? Essas são algumas questões que abordaremos no texto.

Continue a leitura e confira:

- 3 motivos para implementar a educação financeira nas empresas

- Desafios da educação financeira empresarial

- 5 dicas para a implementação da educação financeira nas empresas

 

3 motivos para implementar a educação financeira nas empresas

Investir na educação financeira dos colaboradores traz benefícios para eles e para a empresa.

De um lado, funcionários passam a fazer escolhas mais responsáveis, construindo um patrimônio e vendo valor na ação e no salário que recebem. E de outro, a empresa conta com uma equipe mais motivada e com maiores índices de retenção.

Além disso, podemos citar como benefícios:

 

1. Equipe mais motivada e produtiva

Quem consegue trabalhar bem com a cabeça cheia de preocupações? Ninguém. Por isso, a inteligência financeira dos colaboradores está diretamente ligada à motivação e à capacidade produtiva deles.

Profissionais que sabem lidar com o dinheiro que recebem valorizam mais seus salários e se sentem mais motivados ao perceberem o poder aquisitivo conquistado através do trabalho.

 

2. Retenção de talentos

Não importa o quanto um funcionário goste do seu trabalho, se o salário não dura até o final do mês, ele vai viver na constante busca por um novo emprego.

E, por mais que nem toda empresa pague um salário justo, se o colaborador não souber como administrá-lo, nenhum salário nunca será suficiente.

Dúvida? De acordo com uma pesquisa de 2019 na PwC, 46% dos Millennials entrevistados consideram que sua lealdade à empresa é influenciada pelo quanto ela se preocupa com o bem-estar financeiro deles.

O percentual é de 44% para os entrevistados da Geração X e de apenas 30% para os Baby Boomers.

 

3. Maior senso de organização

Ter um bom senso de organização é fundamental para qualquer profissional, independente de sua área de atuação.

Quando nos propomos a desenvolver as habilidades financeiras, ajudamos os colaboradores a exercitarem seus conhecimentos sobre organização.

Afinal, acompanhar o fluxo do dinheiro, fazer projeções para o futuro, traçar metas e planos de ação requer pensamento analítico e muita organização.

- Leia também: Workflow de revisão: 5 benefícios do método para o controle financeiro

 

Desafios da educação financeira nas empresas

Ainda que a educação financeira nas empresas traga muitos benefícios, não podemos falar de sua implementação sem abordar os desafios que ela traz.

Dentre os principais estímulos, podemos destacar:

- Falta de conhecimento básico sobre o tema;

- Resistência à mudança de comportamentos;

- Custo de implementação da capacitação dos funcionários;

- Conciliar as atividades diárias com o tempo dedicado à educação financeira;

- Prioridade da gestão, que muitas vezes vezes vê o treinamento como um obstáculo em vez de um facilitador.

 

5 dicas para a implementação da educação financeira nas empresas

Sabemos que cada empresa vive uma realidade, e isso afeta a maturidade com que ela enxerga a gestão, principalmente os recursos que ela tem disponíveis para investir na educação financeira.

Tendo isso em mente, separamos algumas dicas capazes de atender negócios em seus mais diversos cenários e estágios de maturidade.

 

1. Tenha a educação financeira nas empresas como prioridade

Se você quer que os seus colaboradores se importem com o tema, você deve ser o exemplo. Mostre a eles que a educação financeira é uma prioridade.

“Mas como eu posso fazer isso?”, você deve estar se perguntando. Em entrevista para a revista Forbes, Miguel Vasquez, CEO do Financial Fitness Group destacou que o primeiro passo para cultivar a educação financeira é dar aos colaboradores o tempo necessário para o treinamento.

“Isso pode incluir reservar um período específico de tempo e um local com as ferramentas necessárias, como estações de trabalho”, exemplificou o empresário.

 

2. Mapeie o nível de conhecimento dos colaboradores

A melhor forma de garantir que a sua abordagem será efetiva é mapeando o perfil financeiro dos funcionários.

Assim você consegue nivelar o conhecimento de modo que todos compreendam e vejam sentido no que é dito.

De acordo com Willis Tower Watson, as pessoas podem ser divididas em quatro perfis financeiros. São eles:

- Econômicos: seguem um orçamento restrito e não gastam demais regularmente;

- Ativos: não fazem orçamento, mas monitoram ativamente a situação financeira e não gastam demais;

- Reativos: não monitoram ativamente a situação financeira, reagem à atual situação financeira e não gastam demais regularmente;

- Gastadores: tipicamente compram impulsivamente e tendem a gastar demais.

- Leia também: Ponto de equilíbrio: entenda a importância desse indicador financeiro


3. Ofereça material gratuito

O primeiro passo para garantir o engajamento da sua equipe é promover a conscientização da importância da educação financeira. Você pode fazer isso através da distribuição de materiais gratuitos.

Esses materiais devem trazer conteúdos relevantes para inspirar sua equipe a mudar hábitos de consumo e aderir a boas práticas.

 

4. Promova capacitações

Palestras e workshops devem ser a base da implementação da educação financeira nas empresas.

Além de ajudar a despertar o interesse dos colaboradores pelo tema, oferece a oportunidade de todos participarem ativamente, seja instruindo ou aproveitando o espaço para tirar dúvidas sobre as melhores práticas financeiras.

 

5. Meça os resultados

A única forma de saber se a sua ação cumpriu sua proposta é acompanhar os efeitos que ela gerou. Nesse caso, você pode observar o nível de conhecimento e estresse da equipe, promovendo pesquisas de satisfação interna.

A partir dos resultados, você pode mapear pontos de melhoria e traçar novas estratégias.

 

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- Leia também: Análise das demonstrações contábeis: principais tipos e como fazer

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