Patrimônio Líquido (PL): o que é, para que serve e como calcular

O Patrimônio Líquido é um indicador contábil fundamental no mundo empresarial. Continue a leitura e entenda sua importância e como realizar o seu cálculo.

Você com certeza já esbarrou com a expressão “patrimônio líquido” por aí. Embora possa parecer apenas mais um conceito no vasto mundo dos negócios, compreender essa noção contábil revela-se de suma importância para manter a saúde financeira da sua empresa em perfeito equilíbrio.

A seguir, vamos explorar de forma clara e abrangente esse assunto. Cotinue a leitura e confira: 

- O que é patrimônio líquido?

- Qual a diferença entre ativo, passivo e patrimônio líquido?

- Qual a diferença entre patrimônio e patrimônio líquido?

- Quais são os patrimônios líquidos?

- Como calcular o patrimônio líquido?

 

O que é patrimônio líquido?

O Patrimônio Líquido é um indicador contábil fundamental no mundo empresarial. Ele representa a verdadeira riqueza de uma empresa ao considerar a diferença entre seus ativos e passivos.

Imagine analisar um possível parceiro de negócios: o Patrimônio Líquido age como um espelho, refletindo o valor real da empresa após considerar seus bens e suas obrigações financeiras. 

Para empresários e contadores, essa métrica é essencial para tomar decisões inteligentes, assegurando relações empresariais sólidas e vantajosas.

 

Qual a diferença entre ativo, passivo e patrimônio líquido?

No mundo da contabilidade os termos ativo, passivo e patrimônio líquido são usados com muita frequência. Então, se você ainda não tem estas definições estabelecidas com clareza, volte duas casas e revise esses conceitos básicos.

 

1. Ativo

O Ativo representa tudo o que uma empresa possui e que tem valor econômico. Isso inclui bens tangíveis, como equipamentos e propriedades, bem como bens intangíveis, como patentes e marcas registradas. Em essência, o Ativo é o conjunto de recursos que a empresa controla e que podem gerar benefícios econômicos futuros.

 

2. Passivo

O Passivo engloba as obrigações financeiras de uma empresa. São as dívidas e compromissos que a empresa tem com terceiros, como fornecedores, credores e funcionários. Isso também pode incluir empréstimos e contas a pagar. O Passivo representa os recursos financeiros que a empresa deve a outras partes.

 

3. Patrimônio Líquido

Enquanto o patrimônio líquido, como vimos anteriormente, é a diferença entre o Ativo e o Passivo. Ou seja, ele é o que sobra depois de subtrair todas as obrigações (Passivo) do total de recursos (Ativo)

Basicamente, é a parte da empresa que pertence aos proprietários, também conhecidos como acionistas. O Patrimônio Líquido reflete a riqueza líquida da empresa, considerando seus ativos e passivos.

 

Qual a diferença entre patrimônio e patrimônio líquido?

Continua em dúvida sobre o que diferencia o patrimônio líquido do patrimônio de uma empresa? Não se preocupe, é bem simples!

O patrimônio é a soma de todos os ativos de determinado negócio, enquanto o Patrimônio Líquido é a diferença entre os ativos e passivos.

 

Quais são os patrimônios líquidos?

De acordo a Lei 6404/76 o patrimônio líquido de uma empresa pode ser composto pelos seguintes elementos:

- Capital Social: é o investimento dos sócios para iniciar o negócio, seja em dinheiro, bens materiais ou imateriais. O valor é registrado no Contrato Social da empresa e influencia ações financeiras, poder de ação dos sócios e limitação de responsabilidade.

- Reservas de Lucros e de Capital: corresponde a parte dos lucros gerados que é destinado a formar reservas para propósitos específicos, como a Reserva Legal ou Reserva para Contingências. Essas reservas garantem uma reserva financeira para situações futuras.

- Ajustes de Avaliação Patrimonial: reflete a diferença entre o valor contábil dos bens e seu valor justo. Valor justo é o preço pelo qual ativos podem ser trocados ou passivos liquidados entre partes independentes.

- Patrimônio Líquido Negativo: ocorre quando as obrigações, como dívidas, excedem a soma dos ativos. Isso pode levar à recuperação judicial, onde a empresa busca um acordo com credores sob supervisão legal.

- Ações em Tesouraria: quando a empresa recompra suas próprias ações, o montante adquirido é subtraído do Patrimônio Líquido. Essas ações podem ser mantidas ou reemitidas no futuro, refletindo o valor das ações no mercado.

Esses componentes formam o Patrimônio Líquido de uma empresa e fornecem uma visão detalhada da sua saúde financeira, impactando decisões empresariais importantes.

 

Como calcular o patrimônio líquido?

O cálculo do Patrimônio Líquido é feito através da fórmula:

Patrimônio líquido = ativos – passivos

As informações necessárias para obter esse indicador são encontradas no Balanço Patrimonial — uma demonstração contábil cujo principal objetivo é apresentar a situação contábil e financeira de uma empresa, dentro de um período específico.

Aqui no blog do Analize você encontra uma série de artigos sobre esse relatório contábil. Para saber mais, leia também:

- Balanço patrimonial ativo e passivo: principais características e diferenças

- Análise de balanço patrimonial: importância e metodologia

OUTRAS NOTÍCIAS

se inscreva na nossa newsletter

         

se inscreva na nossa newsletter

Copyright © 2024 Analize - Software para consolidação de demonstrações contábeis. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda