No mundo acelerado dos negócios de hoje, entender os números e o que eles dizem sobre sua empresa pode ser o que separa o sucesso do fracasso. É aqui que entram os indicadores de atividade. Eles dão uma visão clara de como a empresa está performando.
Neste post, vamos guiá-lo através de quatro indicadores essenciais. Continue a leitura e confira em detalhes:
- O que são os indicadores de atividade?
- Qual é a importância dos indicadores de atividade?
- O que você precisa saber sobre a escolha dos indicadores?
- 4 indicadores de atividade que você deve acompanhar
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Os indicadores de atividade de uma empresa são métricas utilizadas para avaliar o sucesso e a performance de diferentes áreas da organização, como: financeira, operacionais, recursos humanos, marketing e vendas.
- Leia também: 4 índices de liquidez que a sua empresa deve acompanhar
Eles permitem que os gestores da empresa:
- Identifiquem áreas que necessitam de melhorias ou ajustes;
- Monitorem o sucesso de estratégias implementadas;
- Façam previsões mais precisas e tomem decisões baseadas em dados;
- Melhorem a comunicação interna e o alinhamento de objetivos;
- Aumentem a eficiência operacional e a eficácia organizacional.
A seleção de indicadores financeiros de atividade específicos depende dos objetivos da empresa, do setor em que atua e de quais aspectos da operação são mais críticos para o seu sucesso.
O importante é que esses indicadores sejam bem definidos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo (princípio SMART), para que possam efetivamente orientar a tomada de decisão e as estratégias de negócios.
A seguir, vamos explorar quatro indicadores de atividade essenciais para monitorar em sua empresa. Tenha em mente que estas são recomendações gerais, então, é importante selecionar aqueles que melhor se alinham com as necessidades e objetivos específicos da sua organização.
A receita reflete o sucesso das vendas de produtos ou serviços. Monitorar a receita não é apenas observar os números crescerem, na verdade, é analisar e detectar as tendências de crescimento ou declínio.
Olhar para essa tendência ajuda a entender como as estratégias de vendas e marketing estão performando e quais ajustes podem ser necessários para manter a empresa na direção certa.
Além disso, dividir a receita por segmentos de produto ou mercado revela onde estão as maiores oportunidades de crescimento ou os maiores desafios permitindo uma alocação mais eficiente de recursos.
- Para quem vende produtos: multiplique o número de unidades vendidas pelo preço de venda de cada unidade;
- Para quem vende serviços: some o valor de todos os contratos ou serviços prestados no período;
- Para uma análise mais detalhada: divida a receita por segmentos de produto ou mercado e calcule cada um separadamente.
A lucratividade não é apenas sobre o quanto uma empresa vende, mas sim quanto ela retém após cobrir seus custos. Margens de lucro saudáveis são um sinal de que a empresa não só está gerando receita, mas também gerenciando seus custos de forma eficaz.
A margem de lucro bruto e a margem de lucro líquido são indicadores essenciais para avaliar a saúde financeira de uma empresa.
- Margem de lucro bruto: reflete o lucro obtido exclusivamente da produção e venda de bens ou serviços antes de considerar outras despesas operacionais.
Para calcular a margem de lucro bruto: subtraia o custo dos bens vendidos da receita total da empresa. Depois, divida esse resultado pela receita total. Para converter esse valor em porcentagem, multiplique o resultado final por 100%.
- Margem de lucro líquido: oferece uma visão mais abrangente da lucratividade da empresa e considera o resultado final obtido após a subtração de todas as despesas operacionais, como: juros, impostos e outros custos da receita total.
Para calcular a margem de lucro líquido: subtraia todas as despesas, incluindo custos de produção, operacionais, impostos e juros da receita total. Em seguida, divida o lucro líquido pela receita total e multiplique por 100% para encontrar a margem de lucro líquido em porcentagem.
Acompanhar as margens de lucro bruto e líquido fornece insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas, como: ajustar preços, otimizar custos e decidir onde investir para o crescimento.
- Leia também: 6 indicadores de rentabilidade que a sua empresa deve acompanhar
O fluxo de caixa é essencial para manter as operações diárias funcionando sem contratempos. Monitorá-lo ajuda a garantir que a empresa possa sustentar seu crescimento a longo prazo e cumprir suas obrigações de curto prazo, como: pagamentos a fornecedores, salários, etc.
Ele pode aparecer de duas maneiras:
- Fluxo de caixa positivo: significa que a empresa está gerando mais dinheiro do que gasta;
- Fluxo de caixa negativo: pode indicar problemas financeiros que exigem atenção imediata para evitar crises.
Para calcular o fluxo de caixa operacional, existem dois métodos:
- Direto: some todas as entradas de caixa das atividades operacionais e subtraia as saídas. Use a fórmula: Fluxo de Caixa Operacional = Receitas em Caixa - Despesas em Caixa.
- Indireto: mais usado, começa com o lucro líquido e faz ajustes para itens não monetários e variações no capital de giro. A fórmula é: Fluxo de Caixa Operacional = Lucro Líquido + Depreciação + Variações no Capital de Giro.
- Leia também: Fluxo de caixa direto e indireto: principais diferenças e melhor escolha para o seu negócio
Embora não seja um indicador financeiro tradicional, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso sustentável de qualquer empresa. Você pode fazer isso por meio do Net Promoter Score (NPS). Ele oferece insights profundos sobre a percepção da qualidade do produto ou serviço e a eficácia do atendimento ao cliente.
Primeiro, comece com uma coleta de dados ao enviar uma única pergunta aos seus clientes: "Em uma escala de 0 a 10, quão provável é que você recomende nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou colega?"
Classifique as respostas em:
- Promotores (9-10): clientes altamente satisfeitos que provavelmente recomendarão sua empresa.
- Passivos (7-8): estão satisfeitos, mas não entusiasmados. Eles estão menos propensos a promover sua marca.
- Detratores (0-6): insatisfeitos que podem prejudicar sua marca através de feedback negativo.
Cálculo do NPS: subtraia a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. A fórmula é: NPS =(% de Promotores − % de Detratores) ×100.
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