Se você investe ou empreende, tenho certeza de que o risco de mercado é um assunto que assombra seus pesadelos.
Afinal, todo investimento envolve riscos. Mas esse indicador não deve ser associado apenas a fatores negativos. Principalmente quando consideramos que ter a habilidade necessária para avaliar o mercado e entender os pontos negativos e positivos é importante para garantir a prosperidade do negócio.
Continue a leitura e confira:
- O que é risco de mercado?
- Quais são os tipos de risco de mercado?
- Qual é a relação entre liquidez e risco de mercado?
- Qual é o papel da contabilidade na prevenção de riscos?
- Como um software de gestão contábil pode ajudar
- Conheça o Analize!
Risco de mercado é o termo que se refere à possibilidade de que uma inversão financeira, como ações, títulos, fundos de investimento, entre outros, sofra uma variação negativa de valor devido a mudanças nas condições de mercado.
Esse risco financeiro pode ser causado por uma série de fatores como: mudanças nas taxas de juros, flutuações na economia, incertezas políticas e outros eventos imprevisíveis.
Apesar da nomenclatura assustar, é importante lembrar que o risco de mercado é uma parte inerente de qualquer investimento financeiro, e pode ser reduzido ao diversificar uma carteira de investimentos ao invés de concentrar os investimentos em uma única segurança.
- Leia também: Risco Operacional: entenda por que você não deve ignorá-lo
Como gestor é importante ter uma visão ampla do risco de crédito. Afinal, ao mesmo tempo que você deve escolher com cuidado os investimentos feitos com os lucros da empresa, deve cuidar dos aspectos que tornam o seu negócio um investimento atrativo para terceiros.
Para te ajudar nessa missão, listamos abaixo os tipos de risco de mercado. Confira:
- Risco de crédito: o risco de perda devido à inadimplência de uma empresa ou governo.
- Risco de taxa de juros: a variação dos rendimentos dos investimentos devido a mudanças nas taxas de juros.
- Risco cambial: a variação dos rendimentos devido à mudança nas taxas de câmbio entre moedas.
- Risco de liquidez: a dificuldade de vender ativos rapidamente sem perder valor.
- Risco de preço: a variação do preço de um ativo devido a mudanças no mercado ou condições econômicas.
- Risco de eventos de mercado: eventos imprevistos, como desastres naturais ou políticos, que afetam os mercados financeiros.
Quando abordamos risco de mercado, uma dúvida que quase sempre aparece é o que é a liquidez e como ela se relaciona com o risco de mercado.
Essa relação acontece porque a liquidez pode afetar o nível de risco de um ativo ou investimento. Porque ativos com maior liquidez geralmente são considerados menos arriscados, pois são mais fáceis de vender rapidamente sem perder valor.
Por outro lado, ativos com menor liquidez podem ser mais arriscados, pois podem levar mais tempo para serem vendidos e podem ter uma perda de valor ao fazê-lo.
Além disso, o mercado como um todo está suscetível ao risco de liquidez. Uma vez que a falta de liquidez pode tornar mais difícil para os investidores venderem seus ativos rapidamente e pode levar a uma queda nos preços.
Sendo assim, a liquidez é uma parte importante do equilíbrio entre risco e retorno nos mercados financeiros.
A contabilidade desempenha um papel fundamental na prevenção e no monitoramento dos riscos de mercado. É através dos dados fornecidos pela contabilidade que os gestores são capazes de tomar decisões financeiras assertivas e gerenciar seus riscos financeiros de maneira mais eficaz.
Algumas das maneiras pelas quais a contabilidade empresarial pode ajudar na prevenção de riscos de mercado incluem:
A contabilidade é responsável por registrar e relatar informações financeiras precisas e confiáveis, que podem ser usadas na avaliação do desempenho financeiro da empresa e identificar áreas potenciais de risco.
A partir da contabilidade é possível identificar riscos financeiros como, por exemplo, o risco de crédito, o risco de taxa de juros e o risco de moeda, que podem afetar a empresa.
A contabilidade deve trabalhar com a equipe de gestão para desenvolver estratégias de gerenciamento de risco que minimizem os impactos negativos de possíveis riscos financeiros.
- Leia também: Gestão de riscos financeiros: como implementar na empresa?
A contabilidade é responsável por monitorar continuamente os riscos financeiros e informar a equipe de gestão sobre eventuais mudanças no nível de risco.
Em suma, podemos dizer que a contabilidade presta um papel fundamental para a prevenção de riscos de mercado, pois fornece informações financeiras, ajuda a identificar riscos financeiros e desenvolve estratégias eficazes de gerenciamento de risco.
Um software de gestão contábil é uma poderosa ferramenta no combate e controle de riscos de mercado. Ele fortalece a sua contabilidade e oferece recursos capazes de atender às necessidades específicas do seu negócio.
Duvida? Reunimos aqui 4 vantagens de incluir o uso de um software de gestão contábil à sua rotina.
- Leia também: Sistema contábil: quais sistemas podem auxiliar
Um software focado na gestão contábil possui os recursos necessários para automatizar processos contábeis como: a geração de relatórios, conciliação de contas e a contabilização de transações. O que ajuda a reduzir o risco de falha humana e aumenta a precisão das informações encontradas.
- Leia também: Automação na contabilidade: 5 benefícios do processo para a sua empresa
Ele também facilita o acesso em tempo real às informações financeiras da empresa, permitindo que a gestão tome decisões com base em dados e responda rapidamente a mudanças no mercado.
Um software especializado é capaz de fornecer uma ampla variedade de relatórios financeiros e ferramentas de análise, permitindo que a equipe de gestão identifique tendências e avaliem o desempenho financeiro da empresa, ajudando a identificar riscos potenciais.
Ao ser integrado a outras ferramentas pode fornecer uma visão mais completa e integrada dos riscos financeiros da empresa.
O Analize é um software de gestão contábil que oferece um panorama completo das suas demonstrações através de dashboards intuitivos para indicadores de performance financeira, integrado com as demonstrações individuais, consolidadas, demonstrações contábeis ou gerenciais.
Além disso, ele elimina a necessidade de ajustes manuais, permite que você cadastre modelos de apresentações contábeis personalizados, uniformize a apresentação de balanço patrimonial e muito mais.
Ou seja, é tudo o que você precisa para simplificar seus processos de análise de resultados, poupando tempo e oferecendo resultados mais precisos. Pronto pra dar adeus às planilhas complicadas e tarefas repetitivas? Clique aqui e troque uma ideia com a nossa equipe!
Digite a senha para acessar!